TERRITÓRIO COMO CATEGORIA ESPACIAL PERTINENTE AOS ESTUDOS COLONIAIS A PARTIR DO PENSAMENTO DE STUART ELDEN
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239061070Palavras-chave:
Território, Formação territorial, Colônia, ConquistaResumo
Este artigo tem por objetivo analisar o conceito de território em sua aplicação como categoria de análise da formação dos espaços coloniais da América portuguesa, mais precisamente nas Capitanias do Norte do Estado do Brasil. A análise será realizada, sobretudo, a partir da discussão do aporte teórico apresentado pelo professor Dr. Stuart Elden, no artigo “Land, Terrain, Territory” (2010), publicado originalmente no periódico científico da Progress in Human Geography, com tradução para o português realizada pelo professor Márcio José Mendonça, com publicação pela revista Geografares, em 2016.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tyego Franklim da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.