MAPEAMENTO DA VEGETAÇÃO DO BIOMA CAATINGA POR MEIO DE SÉRIES TEMPORAIS MODIS NDVI E ALBEDO, NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PAJEÚ - PE, BR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239060898Palavras-chave:
MODIS, NDVI, Albedo, Bacia Hidrográfica do Rio PajeúResumo
Florestas sazonalmente secas como a Caatinga são influenciadas diretamente por mudanças pluviométricas. Nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar o comportamento das mudanças sazonais na vegetação do bioma Caatinga, identificando possíveis alterações no cenário, por meio da sensibilidade espectral do NDVI e do Albedo, considerando uma análise espaço temporal (2015-2019), na Bacia Hidrográfica do Rio Pajeú – PE, Brasil. Para isso, foram utilizados os dados: MOD13Q1 (NDVI) e MOD09A1 (bandas espectrais) do sensor MODIS, a bordo dos satélites Aqua e Terra. O NDVI e o Albedo foram avaliados por meio de cartas-imagens nos períodos: chuvoso e seco. Os resultados obtidos apontaram um comportamento inversamente proporcional entre o albedo e vegetação integrados aos dados de precipitação em ambos os momentos climáticos analisados. No período seco os índices apresentaram os melhores relacionamentos com R² variando entre -0,5 a -0,6, correspondendo à dinâmica da precipitação na bacia, entretanto o NDVI se mostrou sensível à dinâmica do microclima da bacia e o albedo mais sensível à resposta de áreas não vegetadas. O uso de dados MODIS para a geração de produtos cartográficos em escala multitemporal mostrou-se um indicador da mudança de uso e ocupação do solo, em florestas sazonalmente secas como a Caatinga.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ubiratan Joaquim da Silva Junior, Rayane Cavalcanti da Fonseca, Juarez Antonio da Silva Júnior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.