A CONSTRUÇÃO DA PRAÇA MARIA FERREIRA DA SILVA NA PERSPECTIVA DO COMUM URBANO E DIREITO À CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239060894

Palavras-chave:

Praça, Comum, Direito à cidade

Resumo

A pesquisa aborda a construção da Praça Maria Ferreira da Silva na Comunidade Presidente Lula, periferia da cidade de Araguaína-TO, pela importância da reflexão do comum urbano e do direito à cidade. O objetivo é abordar a execução desse projeto como expressão do engajamento político da Comunidade no processo de luta pelo acesso/ direito à moradia há cerca de uma década. Os primeiros contatos com o campo e a inserção na Comunidade, através do acordo autorizado pelo seu presidente, fonte principal de informações, abrangeram o período entre abril e dezembro de 2019 compondo-se de registros de práticas de trabalhos em mutirões, realização de eventos, observação do convívio dos moradores no recinto da Praça, questionário às famílias, entrevistas com líderes, sobretudo com o atual, registros de imagens e mapeamento. Como resultado, a pesquisa aponta a concretização desse projeto, acompanhada de relatos e impressões dos moradores que declaram, objetiva e subjetivamente, a confirmação da construção da Praça como conquista política, de pertença à comunidade e o potencial na perspectiva da gestão mirando assim para novas conquistas de infraestruturas e serviços para a Comunidade, como aplicação local ao aporte teórico escolhido, fundamentando o seu propósito maior na conquista do acesso/ direito à moradia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elias da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui Doutorado pela USP, Mestrado pela UFRJ, atua como docente da Universidade Federal do Tocantins,nas áreas da epistemologia e teoria e método em Geografia e ainda atua no programa de mestrado em Cultura e Território pela UfT em Território, cidade e rede.

Downloads

Publicado

08-12-2022

Como Citar

DA SILVA, E.; SILVA, H. A CONSTRUÇÃO DA PRAÇA MARIA FERREIRA DA SILVA NA PERSPECTIVA DO COMUM URBANO E DIREITO À CIDADE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 59–74, 2022. DOI: 10.14393/RCG239060894. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60894. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos