A CONSTRUÇÃO DA PRAÇA MARIA FERREIRA DA SILVA NA PERSPECTIVA DO COMUM URBANO E DIREITO À CIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239060894

Palavras-chave:

Praça, Comum, Direito à cidade

Resumo

A pesquisa aborda a construção da Praça Maria Ferreira da Silva na Comunidade Presidente Lula, periferia da cidade de Araguaína-TO, pela importância da reflexão do comum urbano e do direito à cidade. O objetivo é abordar a execução desse projeto como expressão do engajamento político da Comunidade no processo de luta pelo acesso/ direito à moradia há cerca de uma década. Os primeiros contatos com o campo e a inserção na Comunidade, através do acordo autorizado pelo seu presidente, fonte principal de informações, abrangeram o período entre abril e dezembro de 2019 compondo-se de registros de práticas de trabalhos em mutirões, realização de eventos, observação do convívio dos moradores no recinto da Praça, questionário às famílias, entrevistas com líderes, sobretudo com o atual, registros de imagens e mapeamento. Como resultado, a pesquisa aponta a concretização desse projeto, acompanhada de relatos e impressões dos moradores que declaram, objetiva e subjetivamente, a confirmação da construção da Praça como conquista política, de pertença à comunidade e o potencial na perspectiva da gestão mirando assim para novas conquistas de infraestruturas e serviços para a Comunidade, como aplicação local ao aporte teórico escolhido, fundamentando o seu propósito maior na conquista do acesso/ direito à moradia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elias da Silva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Possui Doutorado pela USP, Mestrado pela UFRJ, atua como docente da Universidade Federal do Tocantins,nas áreas da epistemologia e teoria e método em Geografia e ainda atua no programa de mestrado em Cultura e Território pela UfT em Território, cidade e rede.

Downloads

Publicado

08-12-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DA SILVA, Elias; SILVA, Harley. A CONSTRUÇÃO DA PRAÇA MARIA FERREIRA DA SILVA NA PERSPECTIVA DO COMUM URBANO E DIREITO À CIDADE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 59–74, 2022. DOI: 10.14393/RCG239060894. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60894. Acesso em: 11 jul. 2025.