METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DE ESTACIONAMENTOS PERIFÉRICOS INTEGRADOS AO SISTEMA DE METRÔ BASEADA EM ANÁLISE ESPACIAL: ESTUDO DE CASO DE UMA METRÓPOLE NO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG239060740Palavras-chave:
Análise espacial, Parque de estacionamentos, Centros urbanosResumo
O estudo examina uma alternativa metodológica de uso de dados espacializados para análise da implantação de estacionamentos periféricos aos centros urbanos. Possibilitando dentre outros benefícios uma maior integração entre o metrô e o automóvel. Como estudo de caso, foi escolhida a cidade de Salvador, Bahia, Brasil. A metodologia baseou-se na utilização de técnicas de análise espacial aplicada como análises de agrupamento e avaliação de vizinhança das concentrações de vagas, localização dos centros urbanos, condições de trânsito em trechos de vias e estações de metrô, além de uma análise das origens das viagens motorizadas individuais para determinação dos parâmetros propostos. Os resultados mostram a possibilidade da implantação de parques de estacionamento ligados a estações de metrô em zonas periféricas da cidade que hoje dispõem de estrutura precária do serviço. Considerando os resultados, observa-se ainda um potencial comunitário de desenvolvimento socioeconômico ligado a tais equipamentos que complementam sua função de promover a integração metrô-automóvel. O método proposto se mostrou eficiente em seu objetivo e contrasta com alternativas tradicionais de planejamento e utilizadas para a implantação desses equipamentos públicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ricardo Luiz dos Santos Junior, Elaine Gomes Vieira de Jesus, Vivian de Oliveira Fernandes, Mauro José Alixandrini Junior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.