METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DE ESTACIONAMENTOS PERIFÉRICOS INTEGRADOS AO SISTEMA DE METRÔ BASEADA EM ANÁLISE ESPACIAL: ESTUDO DE CASO DE UMA METRÓPOLE NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Ricardo Luiz dos Santos Junior Universidade Federal da Bahia
  • Elaine Gomes Vieira de Jesus Universidade Federal da Bahia
  • Vivian de Oliveira Fernandes Universidade Federal da Bahia
  • Mauro José Alixandrini Junior Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG239060740

Palavras-chave:

Análise espacial, Parque de estacionamentos, Centros urbanos

Resumo

O estudo examina uma alternativa metodológica de uso de dados espacializados para análise da implantação de estacionamentos periféricos aos centros urbanos. Possibilitando dentre outros benefícios uma maior integração entre o metrô e o automóvel. Como estudo de caso, foi escolhida a cidade de Salvador, Bahia, Brasil. A metodologia baseou-se na utilização de técnicas de análise espacial aplicada como análises de agrupamento e avaliação de vizinhança das concentrações de vagas, localização dos centros urbanos, condições de trânsito em trechos de vias e estações de metrô, além de uma análise das origens das viagens motorizadas individuais para determinação dos parâmetros propostos. Os resultados mostram a possibilidade da implantação de parques de estacionamento ligados a estações de metrô em zonas periféricas da cidade que hoje dispõem de estrutura precária do serviço. Considerando os resultados, observa-se ainda um potencial comunitário de desenvolvimento socioeconômico ligado a tais equipamentos que complementam sua função de promover a integração metrô-automóvel. O método proposto se mostrou eficiente em seu objetivo e contrasta com alternativas tradicionais de planejamento e utilizadas para a implantação desses equipamentos públicos.

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Biografia do Autor

Ricardo Luiz dos Santos Junior, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Administração pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2012), especialização em Negócios e Finanças pelo Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE (2014) e mestrado em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2018), realizado na área Sistema de Transporte e Informações Espaciais. Desde 2021, vem realizando pesquisas relacionadas à Produção de Automóvel no Brasil, a partir de sua Administração Política, como aluno regular do curso de Doutorado em Administração da UFBA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. É Assistente em Administração classe D, desde 2011, e atua no setor de Patrimônio do Instituto de Letras da UFBA, desde 2018. Desenvolve pesquisas em Mobilidade Urbana, com ênfase nos Polos Geradores de Viagens (PGV), centralidades e impactos dos estacionamentos nas áreas centrais, através de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), e em Administração Política (epistemologia da administração), com ênfase na industrialização brasileira, setor automotivo, políticas públicas e análise espacial.

Elaine Gomes Vieira de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Atualmente é Professora Assistente do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia. Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (UFBA). Mestre em Engenharia Ambiental Urbana (2015). Licenciada e Bacharel em Geografia (2012). É integrante do grupo de estudos do LCAD/UFBA sobre CIM (City Information Modeling). É integrante também do Grupo de Pesquisa Cartografia, Análise Espacial e Ensino com Geotecnologia, vinculado ao Laboratório de Cartografia - LACAR. Atuou nos Projetos: Fiscalização do Mapeamento do Município de Salvador, Riscos de Deslizamento da Defesa Civil de Salvador, Inserção da Geoinformação na Secretaria de Patrimônio da União (SPU) em parceira com a UFBA e Sustainable Healthy Urban Environment (SHUE) na área de Saúde e Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento, SIG e Cartografia. Realiza pesquisas na área de Cartografia, Mapas Digitais, Mapas Interativos, Usabilidade, IDE, SIG 3D, Modelagem geométrica urbana e City Information Modeling (CIM).

Vivian de Oliveira Fernandes, Universidade Federal da Bahia

Engenheira Cartógrafa formada pela Universidade Federal do Paraná. Mestre e Doutora em Engenharia Civil, com tese e dissertação na área de Cartografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou doutorado sanduíche no Karlsruhe Institute of Technology na Alemanha e Pós-Doutorado no Giscience and Geoinformatics Research Group da Universidade de Heidelberg na Alemanha. Atualmente é Professora Associada no Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia na Universidade Federal da Bahia. Trabalhou na criação do curso de graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e do curso de Doutorado em Engenharia Civil da UFBA. Atua como Professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, na área de informações espaciais. Atua nas áreas de cartografia mais especificamente nas temáticas de mapeamento colaborativo, mapeamento da acessibilidade, mapeamento tátil, análise espacial e geoinformática.

Mauro José Alixandrini Junior, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorado em Fotogrametria e Sensoriamento Remoto na Universidade de Karlsruhe na Alemanha (2010). Atuamente está realizando Pós-Doutorado no Instituto de Geodésia do Karlsruhe Institute of Technology. Atua como Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia onde atua em disciplinas do curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC) na área de Informações Espaciais e no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFAGUA). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em GIS, Sensoriamento Remoto e Fotogrametria.

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Publicado

08-12-2022

Como Citar

DOS SANTOS JUNIOR, R. L.; DE JESUS, E. G. V.; FERNANDES, V. de O.; ALIXANDRINI JUNIOR, M. J. METODOLOGIA PARA IMPLANTAÇÃO DE ESTACIONAMENTOS PERIFÉRICOS INTEGRADOS AO SISTEMA DE METRÔ BASEADA EM ANÁLISE ESPACIAL: ESTUDO DE CASO DE UMA METRÓPOLE NO NORDESTE BRASILEIRO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 90, p. 01–19, 2022. DOI: 10.14393/RCG239060740. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60740. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos