CIDADES MÉDIAS: CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA E PERSPECTIVAS ANALÍTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238960495

Palavras-chave:

Urbanização, Centros intermediários, Diversidade conceitual. Funcionalidade

Resumo

O arrefecimento da metropolização e o surgimento de novas centralidades urbanas, frutos do processo de desconcentração da indústria brasileira, embasaram um profícuo debate sobre a conjuntura urbana nacional e os múltiplos usos do espaço. Diante disso, as cidades médias apresentam-se como um dos principais elementos que permeiam as discussões inerentes à rede urbana do país, sobretudo, no que se refere à sua base epistemológica. Dessa premissa, este artigo tem como objetivo analisar a diversidade conceitual aplicada às cidades médias, sob a perspectiva dos fatores que as caracterizam, bem como, compreender o papel exercido por essas cidades no contexto regional onde estão inseridas. Como método, adotou-se a revisão integrativa, com o corte temporal das duas últimas décadas. Assim, a partir da análise dos dados qualitativos, elaborou-se arranjo teórico multiconceitual e funcional sobre as cidades médias. Outrossim, mesmo em face à pluralidade de sua base conceitual, é consenso entre os pesquisadores que as cidades médias se portam como verdadeiros centros de intermediação entre as pequenas e grandes cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco do O’ de Lima Júnior, Universidade Regional do Cariri | Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-UNICAMP), na área de concentração Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente. Realizou Estágio de Doutorado com Bolsa CAPES no Institut für Geographie - Universität Innsbruck (Instituto de Geografia da Universidade de Innsbruck, Áustria), sendo supervisionado pelo Prof. Dr. PhD Martin Coy. Possui Mestrado em Economia pelo Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia/MG (2008) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA) (2001). Tem Especialização em Planejamento e Políticas Educacionais pela URCA (2004). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Economia da URCA (DE/URCA) e também da Diretoria do Geopark Araripe, um Projeto de Desenvolvimento e Preservação Territorial reconhecido e tutelado pelo Programa de Geoparks Mundiais da UNESCO. É Membro Permanente dos seguintes Programas de Pós-graduação: Programa de Pós-graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU - Mestrado Acadêmico), da URCA e do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido (PLANDITES - Mestrado Acadêmico), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros/RN. Atuou como professor pesquisador da Cátedra UNESCO Geoparks, Sustainable Regional Development and Healthy Lifestyles do Programa de Cátedras e Rede UNITWIN da UNESCO. Trabalha com temas na área de Economia e Desenvolvimento Econômico, com ênfase em Economia Política da Urbanização, Economia e Desenvolvimento Regional e Urbano, Planejamento Regional e Urbano, Economia do Ceará e do Cariri, explorando investigações como: território e desenvolvimento, espacialidades econômicas e rede urbana, transformações inter e intra urbanas, divisão espacial do trabalho no capitalismo contemporâneo. É Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), eleito com ampla maioria nos três segmentos (estudantes, servidores e professores) em consulta acadêmica, e nomeado pelo Governador do Estado do Ceará para o mandato de 2019-2023.

Themis Cristina Mesquita Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA PLENA) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994), mestrado em Educação Física (ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), Doutorado em Ciencias da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) Pós Doutorado (2017) na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN/RN). Atuou no período de 2012 a 2014 na Secretaria de Saúde Publica do Rio Grande do Norte (SESAP) junto ao Programa Estadual em DST, Aids e Hepatites Virais. Atua na formação de profissionais de Saúde como colaboradora. É socio colaboradora da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Coordena o projeto de extensão Observatório da Saúde na UERN, principalmente no desenvolvimento das atividades da academia da saúde para grupos especiais no CCUERN. Atualmente esta vinculada ao Programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido PLANDITES/ CAMEAM/ UERN. Estuda a relação entre as práticas corporais e os indicadores de saúde, HIV/Aids, Políticas de Saúde, Políticas de Esporte e Lazer e Desenvolvimento Regional. 

Sara Taciana Firmino Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, mestre em Cuidados Clínicos em Saúde e Enfermagem, pela Universidade Estadual do Ceará; Especialista em Estomaterapia pela Universidade Estadual do Ceará; Docente do Curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido e enfermeira do Instituto Dr. José Frota Fortaleza-CE. Foi professora do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO) e professora substituta do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará. Trabalhou no Hospital Municipal Humberto de Queiroz no município de Pereiro-CE e no Programa Saúde da Família (PSF) no município de Ererê - CE. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias de Enfermagem, estomaterapia, educação e saúde, doenças crônicas, sistematização da assistência de enfermagem, hipertensão arterial. 

Downloads

Publicado

10-10-2022

Como Citar

PEREIRA, L. J. A.; DE LIMA JÚNIOR, F. do O.; SOARES, T. C. M.; BEZERRA, S. T. F. CIDADES MÉDIAS: CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA E PERSPECTIVAS ANALÍTICAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 23, n. 89, p. 277–289, 2022. DOI: 10.14393/RCG238960495. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/60495. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos