CIDADES MÉDIAS: CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA E PERSPECTIVAS ANALÍTICAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238960495Palavras-chave:
Urbanização, Centros intermediários, Diversidade conceitual. FuncionalidadeResumo
O arrefecimento da metropolização e o surgimento de novas centralidades urbanas, frutos do processo de desconcentração da indústria brasileira, embasaram um profícuo debate sobre a conjuntura urbana nacional e os múltiplos usos do espaço. Diante disso, as cidades médias apresentam-se como um dos principais elementos que permeiam as discussões inerentes à rede urbana do país, sobretudo, no que se refere à sua base epistemológica. Dessa premissa, este artigo tem como objetivo analisar a diversidade conceitual aplicada às cidades médias, sob a perspectiva dos fatores que as caracterizam, bem como, compreender o papel exercido por essas cidades no contexto regional onde estão inseridas. Como método, adotou-se a revisão integrativa, com o corte temporal das duas últimas décadas. Assim, a partir da análise dos dados qualitativos, elaborou-se arranjo teórico multiconceitual e funcional sobre as cidades médias. Outrossim, mesmo em face à pluralidade de sua base conceitual, é consenso entre os pesquisadores que as cidades médias se portam como verdadeiros centros de intermediação entre as pequenas e grandes cidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 LIVIA JORDANA ASSIS PEREIRA, FRANCISCO DO O' DE LIMA JÚNIOR, THEMIS CRISTINA MESQUITA SOARES, SARA TACIANA FIRMINO BEZERRA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.