GEOPROCESSAMENTO APLICADO À GEOGRAFIA DA SAÚDE: ANÁLISE DOS ÓBITOS POR COVID-19 NA ÁREA URBANA DE SANTA MARIA/RS, EM 2020
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238960418Palavras-chave:
Pandemia, Cartografia, Vulnerabilidade, Mortes, MortalidadeResumo
A Cartografia e o Geoprocessamento são fundamentais para a compressão de dados espaciais, além do entendimento das distribuições de fenômenos que ocorrem no espaço. Questões epidemiológicas e de saúde, por esse viés, podem ser estudadas com muita propriedade e profundidade a partir dessas áreas do conhecimento. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo geral analisar a distribuição espacial dos óbitos por COVID-19, na escala intraurbana de Santa Maria, RS, no ano de 2020, por meio de ferramentas de Geoprocessamento. Observou-se que o comportamento espacial dos óbitos por COVID-19 se deu nos bairros de maior população e circulação de pessoas, além disso, a partir do mês de setembro de 2020, percebeu-se uma generalização dos óbitos por todas as regiões da cidade. Portanto, a metodologia e discussão apresentadas neste trabalho permitiram uma compreensão da dinâmica do novo Coronavírus na escala urbana de Santa Maria, RS, com informações disponibilizadas pela Vigilância Epidemiológica do município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maurício Rizzatti, Natália Lampert Batista, Pedro Leonardo Cezar Spode, Rivaldo Mauro de Faria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.