IDENTIFICAÇÃO E DETERMINAÇÃO DA ALTURA DAS ÁRVORES DE EUCALYPTUS SP A PARTIR DE DADOS LIDAR E AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS POR MEIO DE ORTOFOTOS E MEDIDAS DE CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238960359Palavras-chave:
Individualização de árvores, Modelos digitais, Varredura a laser aerotransportadoResumo
Este trabalho teve como objetivo estimar a posição geográfica e a altura individual de árvores em plantios de eucalipto de modo automatizado por meio de processamento computacional. Os dados utilizados nesta pesquisa foram obtidos com o sistema Airborne Laser Scanner (ALS) e permitiram gerar um modelo digital de vegetação normalizado (MDVn) que representa a biomassa da superfície. Nesse modelo, aplicou-se uma metodologia de geoprocessamento que permitiu analisar o modelo da biomassa, determinando-se o topo de cada árvore e sua altura. Para validar os resultados, utilizaram-se ortofotos de melhor resolução espacial disponível, obtendo-se 93% de precisão média nos cálculos. Na comparação dos dados de alturas médias estimadas das 100 maiores árvores por meio da tecnologia LIDAR e das mesmas alturas obtidas por meio do inventário florestal, o coeficiente de determinação R² foi de 0,8826. Os resultados indicaram que a metodologia utilizada apresenta precisão adequada para a identificação de indivíduos e para a estimativa de altura das árvores, oferecendo viabilidade de replicação da metodologia para outros tipos de vegetação similares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gustavo Bretas Lage, Kelen Karla Reis Oliveira, Túlio Bretas Lage, Marcelo Antonio Nero, Ricardo Alexandrino Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.