METODOLOGIA DE ANÁLISE E AÇÃO NAS INTERVENÇÕES URBANAS NO BAIRRO REBOUÇAS EM CURITIBA-PR
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238960210Palavras-chave:
Preservação, Desenvolvimento urbano, Escalas de análise, Patrimônio industrial, Patrimônio CuritibaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma metodologia de análise das intervenções urbanas que vêm ocorrendo em parte do Bairro Rebouças, em Curitiba, e, para alcançá-lo, aponta para ações que, associadas ao desenvolvimento urbano, possibilitem a preservação do seu antigo núcleo industrial-ferroviário. Faz-se, portanto, uso de diferentes elementos interpretativos - da geografia, da arquitetura e urbanismo, da sociologia e da história - sem perder o rigor na utilização dos conceitos de referência nas análises. A definição clara das terminologias que caracterizam as intervenções e a análise por escalas, adotada no desenvolvimento do método, revela o jogo de interesses de agentes públicos e privados, produtores do espaço urbano; as mudanças que a lei induz; e seus reflexos no espaço real. As análises são acompanhadas de mapas resultantes de levantamentos in loco e pesquisa documental, que compõem um diagnóstico, permitindo estabelecer critérios para preservação, sem comprometer o desenvolvimento urbano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria da Graça Rodrigues dos Santos, Olga Lucia C. de Freitas-Firkowski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.