MODELAGEM DA SUSCETIBILIDADE EROSIVA LAMINAR E LINEAR NO ENTORNO DE RESERVATÓRIOS DE USINAS HIDRELÉTRICAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238959906Palavras-chave:
Condicionantes físicos, Potencialidade, Morfometria, Processo erosivoResumo
O processo erosivo hídrico natural ocorre em ritmo lento e a alteração antrópica altera essas condições de equilíbrio, intensificando o processo. Dentre as características que condicionam esse processo, destaca-se a suscetibilidade à erosão laminar e à linear nas bordas do reservatório da UHE de Itumbiara (GO/MG). Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa é apresentar uma proposta de modelagem da suscetibilidade e da potencialidade erosiva hídrica, laminar e linear, em borda de reservatórios. Para atingir tal objetivo, além do cadastro das respectivas feições, foi realizado o processamento digital de modelos digitais de elevação e o mapeamento dos condicionantes físicos. Concluiu-se que, em geral, os processos erosivos coincidem com as classes moderadamente altas ou de média suscetibilidade. Quanto à potencialidade, ocorre o predomínio do uso agropastoril sobre alta ou moderadamente alta suscetibilidade, tanto para o processo erosivo laminar quanto para o linear.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diego Tarley Ferreira Nascimento, Patrícia de Araújo Romão, Maurício Martines Sales, Marta Pereira da Luz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.