CARTOGRAFIA DE SÍNTESE APLICADA À ANÁLISE DA SEGREGAÇÃO ESPACIAL EM UBERABA, MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228059891Palavras-chave:
Sistemas de Informação Geográfica, Desigualdades, MANOVAResumo
A segregação urbana é um fenômeno social que decorre das desigualdades de acesso à localização e aos bens de consumo coletivo da cidade. Uma maneira de retratar a segregação é através da distribuição espacial dos aspectos econômicos e demográficos da população. O presente estudo constrói um índice de segregação espacial que resume algumas características demográficas urbanas de Uberaba, MG. Faz uso de métodos quantitativos aplicados às cartografia de síntese. Utilizou-se de dados do Censo Demográfico IBGE de 2010, em nível de setores censitários. Ao final, o modelo cartográfico foi validado estatisticamente. Os resultados mostram que, dos 405 setores censitários analisados, 20.83% apresentam muito alta e alta segregação espacial. Cumulativamente, os índices com média, baixa e muito baixa segregação somam 79,17%, denotando o quantitativo menos crítico. Observa-se que há um gradiente transicional entre os grupos no espaço, indo dos setores censitários mais segregados na periferia aos menos segregados no centro, semelhante ao padrão observado em metrópoles e grandes cidades. O estudo mostra os espaços em condição de segregação, todavia, explicações adequadas destas características requerem a abordagem dos processos históricos políticos que levaram a população que habitam esses espaços.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.