O ENTORNO DA ESCOLA COMO TERRITÓRIO USADO: UMA ESCALA DE PLANEJAMENTO E AÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238959835

Palavras-chave:

Território usado, Entorno, Políticas públicas, Adolescência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo resgatar o conceito de território usado (Santos, 1994; Santos e Silveira, 2001) para analisar a área denominada como entorno construída a partir da escola como centralidade e que possibilita uma nova escala de análise para o planejamento de políticas públicas voltadas aos estudantes adolescentes. Demonstrando assim, a falta de articulação entre o planejamento das políticas públicas e o entorno da escola o que fragiliza a formação cultural, humana e cognitiva dos adolescentes. Desse modo a escala de ação não acontece no nível do território do entorno, onde os agentes se deslocam e constroem relações dentro de suas rotinas, mas parte dos agentes externos retirando dos adolescentes e de toda a comunidade escolar o direito de construir políticas a partir de uma ação participativa e realmente capaz de transformar o território a partir de suas potencialidades.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Marcia Barros Braga, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2020) e graduação em Gestão da Produção Industrial pelo Instituto Federal de São Paulo (2012). Atualmente é professora de geografia - Núcleo de Educação Nossa Senhora Aparecida e professora de geografia - Colégio Liceo Santo Amaro Abade. Tem experiência na área de Geografia e Educação, com ênfase em estudos sobre território, educação, políticas públicas, políticas educacionais e desenvolvimento da aprendizagem.

Paula Cristiane Strina Juliasz, Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), mestra e graduada (bacharel e licenciatura) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - Rio Claro). Professora Doutora do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP), atuando na área de Ensino de Geografia. Membro do Grupo REDLADGEO (Rede Latino americana de Didática da Geografia) e membro do grupo de pesquisa GEPED (Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática da Geografia e Práticas Interdisciplinares), credenciado no CNPq. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nas áreas de Educação Geográfica e Cartografia Escolar. (Fonte: Currículo Lattes)

Downloads

Publicado

10-10-2022

Como Citar

BRAGA, M. M. B.; JULIASZ, P. C. S. O ENTORNO DA ESCOLA COMO TERRITÓRIO USADO: UMA ESCALA DE PLANEJAMENTO E AÇÃO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 23, n. 89, p. 01–14, 2022. DOI: 10.14393/RCG238959835. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/59835. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos