O ENTORNO DA ESCOLA COMO TERRITÓRIO USADO: UMA ESCALA DE PLANEJAMENTO E AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238959835Palavras-chave:
Território usado, Entorno, Políticas públicas, AdolescênciaResumo
O presente artigo tem como objetivo resgatar o conceito de território usado (Santos, 1994; Santos e Silveira, 2001) para analisar a área denominada como entorno construída a partir da escola como centralidade e que possibilita uma nova escala de análise para o planejamento de políticas públicas voltadas aos estudantes adolescentes. Demonstrando assim, a falta de articulação entre o planejamento das políticas públicas e o entorno da escola o que fragiliza a formação cultural, humana e cognitiva dos adolescentes. Desse modo a escala de ação não acontece no nível do território do entorno, onde os agentes se deslocam e constroem relações dentro de suas rotinas, mas parte dos agentes externos retirando dos adolescentes e de toda a comunidade escolar o direito de construir políticas a partir de uma ação participativa e realmente capaz de transformar o território a partir de suas potencialidades.
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