O ENTORNO DA ESCOLA COMO TERRITÓRIO USADO: UMA ESCALA DE PLANEJAMENTO E AÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238959835Palavras-chave:
Território usado, Entorno, Políticas públicas, AdolescênciaResumo
O presente artigo tem como objetivo resgatar o conceito de território usado (Santos, 1994; Santos e Silveira, 2001) para analisar a área denominada como entorno construída a partir da escola como centralidade e que possibilita uma nova escala de análise para o planejamento de políticas públicas voltadas aos estudantes adolescentes. Demonstrando assim, a falta de articulação entre o planejamento das políticas públicas e o entorno da escola o que fragiliza a formação cultural, humana e cognitiva dos adolescentes. Desse modo a escala de ação não acontece no nível do território do entorno, onde os agentes se deslocam e constroem relações dentro de suas rotinas, mas parte dos agentes externos retirando dos adolescentes e de toda a comunidade escolar o direito de construir políticas a partir de uma ação participativa e realmente capaz de transformar o território a partir de suas potencialidades.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mariane Marcia Barros Braga, Paula Cristiane Strina Juliasz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.