CIDADES MÉDIAS GAÚCHAS: REDE URBANA E PERFIS SOCIOECONÔMICOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238859773Palavras-chave:
Rio Grande do Sul, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa MariaResumo
Este artigo tem por objetivo analisar os papéis regionais e perfis socioeconômicos e demográficos das principais cidades médias gaúchas: Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Maria. Ao valorizar a abordagem comparativa, o texto evidencia que embora desempenhem papéis semelhantes de polarização, essas cidades apresentam especificidades de formação histórica e estrutura socioeconômica, sendo Caxias do Sul caracterizada por seu perfil industrial, Passo Fundo como cidade de apoio ao agronegócio, e Pelotas e Santa Maria como economias mais dependentes do setor terciário. O conceito de cidade média adotado pressupõe o desempenho de funções de intermediação na rede urbana que extrapolam o critério exclusivamente demográfico, e cuja crescente importância justifica os esforços voltados à compreensão de suas características e especificidades no período atual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Diego Ferretto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.