PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GOVERNANÇA HÍDRICA DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Luane Souza de Araújo Universidade Estadual deGoiás
  • Amom Chrystian de Oliveira Teixeira Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0001-7375-7432

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238859670

Palavras-chave:

Política Nacional de Recursos Hídricos, Gestão dos recursos hídricos, Instrumentos de gestão, Gestão descentralizada e participativa

Resumo

As políticas nacional e distrital de recursos hídricos possuem como diretriz geral de ação a articulação entre o planejamento dos recursos hídricos e os setores usuários de água, introduzindo novos paradigmas de gestão descentralizada e participativa, com intuito de agregar a sociedade no processo de tomada de decisão. Este estudo objetivou compreender a governança hídrica sob o olhar dos cidadãos do Distrito Federal (DF), a fim de identificar o nível de participação social na gestão distrital. A metodologia consistiu na análise de 200 questionários aplicados aos cidadãos do DF. Os resultados evidenciaram que parte significativa dos respondentes não conhecem os instrumentos, e não se engajam na governança dos recursos hídricos. O grau de escolarização tem efeito positivo, mas não determinante no processo de participação. Os principais motivos que levaram a este quadro são as falhas na divulgação, o formalismo dos espaços e o histórico de pouco envolvimento do coletivo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luane Souza de Araújo, Universidade Estadual deGoiás

Pós-Graduação em Geografia e Análise Ambiental.

Amom Chrystian de Oliveira Teixeira, Universidade Estadual de Goiás

Professor e coordenador do do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Formosa. Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (PRODEMA) pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e graduado em Geografia pela mesma universidade. Têm experiência na área de Geografia Física trabalhando com os seguintes temas: Teoria Geossistêmica, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Hidrologia, Bacias Hidrográficas. 

Downloads

Publicado

04-08-2022

Como Citar

DE ARAÚJO, L. S.; TEIXEIRA, A. C. de O. PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GOVERNANÇA HÍDRICA DO DISTRITO FEDERAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 88, p. 235–252, 2022. DOI: 10.14393/RCG238859670. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/59670. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos