CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA E COMPARTIMENTAÇÃO MORFOESTRUTURAL NA BACIA DO RIO NOVO (MG): SUBSÍDIO À COMPREENSÃO DA MORFOGÊNESE NA REGIÃO DOS GRANDES ESCARPAMENTOS DO ESCUDO ATLÂNTICO

Autores

  • Derik Ribeiro de Paiva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Roberto Marques Neto Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238759332

Palavras-chave:

Geoprocessamento, Geomorfologia Aplicada, Cartografia do Relevo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo divulgar os resultados obtidos com o mapeamento geomorfológico e a compartimentação morfoestrutural da bacia do rio Novo (MG) como ferramentas para a interpretação da evolução do relevo regional. A carta geomorfológica correspondente, editada na escala de 1/50.000, foi concebida em consonância ao plano metodológico estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O trabalho possibilitou mapear unidades geomorfológicas ordenadas em padrões de formas semelhantes segundo os modelados de dissecação e agradação identificados e seus aspectos morfométricos fundamentais (declividade, profundidade de dissecação e amplitude interfluvial). Em um segundo nível de abordagem, foi empreendida a inserção de símbolos representativos de feições morfológicas e processos atuais (escarpas, ravinas, focos de arenização, capturas fluviais). Finalmente, o mapa geomorfológico gerado foi associado aos litotipos existentes e aos lineamentos estruturais extraídos a partir do relevo e da drenagem para elaboração da compartimentação morfoestrutural da bacia, exaltando o papel da cartografia geomorfológica como importante ferramenta para os estudos de cunho morfogenético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-06-2022

Como Citar

DE PAIVA, D. R.; MARQUES NETO, R. CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA E COMPARTIMENTAÇÃO MORFOESTRUTURAL NA BACIA DO RIO NOVO (MG): SUBSÍDIO À COMPREENSÃO DA MORFOGÊNESE NA REGIÃO DOS GRANDES ESCARPAMENTOS DO ESCUDO ATLÂNTICO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 87, p. 266–281, 2022. DOI: 10.14393/RCG238759332. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/59332. Acesso em: 10 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos