PREDIÇÃO DA PERDA DE SOLO POR EROSÃO LAMINAR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO BOCAINA, PASSOS-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238759130Palavras-chave:
EUPS, Erosão Hídrica, Geoprocessamento, Erosão laminarResumo
O objetivo dessa pesquisa foi predizer a perda de solo por erosão laminar na bacia hidrográfica do Ribeirão Bocaina (BHRB), situada no munícipio de Passos-MG. A modelagem foi realizada por meio da aplicação da Equação Universal de Perdas de Solos (EUPS). Os fatores do meio físico e antrópico influentes no processo de erosão hídrica considerados foram: erodibilidade, erosividade, topográfico e cobertura vegetal e práticas conservacionistas. Todos os fatores foram integrados e espacializados no Sistema de Informação Geográfica (SIG), com auxílio de técnicas de geoprocessamento. Como resultados, o Potencial Atual à Erosão (PAE) apresentou 55,4% da área total da BHRB com perdas de solo menores que 10 t.ha-1.ano-1, com predomínio da classe “ligeira” e 44,6% da área com perdas maiores que 10 t.ha-1.ano-1 com predomínio da classe “muito alta”. Há locais com perdas de solo elevadas, principalmente em áreas de culturas agrícolas, com solos mais suscetíveis à erosão e declividades acentuadas. A utilização da EUPS para fins de qualificação de áreas vulneráveis à erosão apresentou vantagens e mostrou uma ferramenta eficaz para avaliar a vulnerabilidade à erosão do solo e auxiliar no planejamento ambiental e conservacionista do uso dos solos e recursos hídricos da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Bocaina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letícia Bueno de Oliveira Rocha, Rômulo Amaral Faustino Magri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.