REFLEXOS AMBIENTAIS DA PERDA DE NUTRIENTES DO SOLO POR EROSÃO HÍDRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRAJIBU-MIRIM (SP)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238758895Palavras-chave:
EUPS, Análise espacial, Geoprocessamento, Monitoramento ambientalResumo
Solos são fundamentais para o desenvolvimento humano e de uma infinidade de espécies animais e vegetais, porém, pesquisas demonstram que sua capacidade produtiva está ameaçada devido ao seu empobrecimento. O estudo objetivou espacializar nutrientes do solo da bacia hidrográfica do rio Pirajibu-Mirim e estimar a perda desses nutrientes por erosão hídrica por sub-bacia hidrográfica para identificar quais contribuem com maior aporte de partículas de solo nos cursos de água. A coleta de solo foi realizada em 30 pontos distribuídos uniformemente na bacia hidrográfica do Pirajibu-Mirim na profundidade de 0-20 cm e geoespacializados em Sistema de Informação Geográfica (SIG). Foi utilizada a Equação Universal de Perda de Solos (EUPS) para estimar a perda de solo e, após, foram computadas as perdas de nutrientes por sub-bacia hidrográfica. Os resultados evidenciaram perdas mais expressivas nas classes Leve e Moderada, com uma perda de solo média de 5,92 t/ha.ano. Os nutrientes do solo perdidos apresentaram valores elevados, principalmente para cálcio (28.525,29 kg/ano), ferro (15.130,62 kg/ano) e matéria orgânica (674.088,91 kg/ano). As partículas de solo podem aportar cursos de água e reservatório, comprometendo a qualidade e quantidade de água por meio da eutrofização da represa e assoreamento, culminando em problemas de ordem sanitária e ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vanessa Cezar Simonetti, Darllan Collins da Cunha Silva, André Henrique Rosa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.