REFLEXOS AMBIENTAIS DA PERDA DE NUTRIENTES DO SOLO POR EROSÃO HÍDRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRAJIBU-MIRIM (SP)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238758895Palavras-chave:
EUPS, Análise espacial, Geoprocessamento, Monitoramento ambientalResumo
Solos são fundamentais para o desenvolvimento humano e de uma infinidade de espécies animais e vegetais, porém, pesquisas demonstram que sua capacidade produtiva está ameaçada devido ao seu empobrecimento. O estudo objetivou espacializar nutrientes do solo da bacia hidrográfica do rio Pirajibu-Mirim e estimar a perda desses nutrientes por erosão hídrica por sub-bacia hidrográfica para identificar quais contribuem com maior aporte de partículas de solo nos cursos de água. A coleta de solo foi realizada em 30 pontos distribuídos uniformemente na bacia hidrográfica do Pirajibu-Mirim na profundidade de 0-20 cm e geoespacializados em Sistema de Informação Geográfica (SIG). Foi utilizada a Equação Universal de Perda de Solos (EUPS) para estimar a perda de solo e, após, foram computadas as perdas de nutrientes por sub-bacia hidrográfica. Os resultados evidenciaram perdas mais expressivas nas classes Leve e Moderada, com uma perda de solo média de 5,92 t/ha.ano. Os nutrientes do solo perdidos apresentaram valores elevados, principalmente para cálcio (28.525,29 kg/ano), ferro (15.130,62 kg/ano) e matéria orgânica (674.088,91 kg/ano). As partículas de solo podem aportar cursos de água e reservatório, comprometendo a qualidade e quantidade de água por meio da eutrofização da represa e assoreamento, culminando em problemas de ordem sanitária e ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vanessa Cezar Simonetti, Darllan Collins da Cunha Silva, André Henrique Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.