MULHERES NEGRAS PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS E SUAS TRAJETÓRIAS SOCIOESPACIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Luyanne Catarina Lourenço Azevedo Secretaria Municipal do Rio de Janeiro – SME/RJ; Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG
  • Ana Cláudia Ramos Sacramento Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238758866

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Histórias de Vida, Interseccionalidade, Mulher Negra

Resumo

As desigualdades socioespaciais, étnico-raciais e de gênero estão presentes na sociedade brasileira e nos seus mais diversos espaços. A universidade pública brasileira configura-se como um destes espaços onde há inúmeras presenças-e-ausências. Este artigo traz as reflexões do que é ser mulher negra e professora universitária a partir das perspectivas e falas de Ella, Filomena, Maria e Sol - quatro professoras negras que lecionam o ensino de Geografia em universidades públicas brasileiras. Assim, por meio das metodologias da história de vida e da interseccionalidade foi possível escutar as narrativas das professoras, bem como, compreender suas trajetórias socioespaciais e caminhos até a docência universitária.

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Publicado

01-06-2022

Como Citar

AZEVEDO, L. C. L.; SACRAMENTO, A. C. R. MULHERES NEGRAS PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS E SUAS TRAJETÓRIAS SOCIOESPACIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 87, p. 53–69, 2022. DOI: 10.14393/RCG238758866. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/58866. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos