MULHERES NEGRAS PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS E SUAS TRAJETÓRIAS SOCIOESPACIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238758866Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Histórias de Vida, Interseccionalidade, Mulher NegraResumo
As desigualdades socioespaciais, étnico-raciais e de gênero estão presentes na sociedade brasileira e nos seus mais diversos espaços. A universidade pública brasileira configura-se como um destes espaços onde há inúmeras presenças-e-ausências. Este artigo traz as reflexões do que é ser mulher negra e professora universitária a partir das perspectivas e falas de Ella, Filomena, Maria e Sol - quatro professoras negras que lecionam o ensino de Geografia em universidades públicas brasileiras. Assim, por meio das metodologias da história de vida e da interseccionalidade foi possível escutar as narrativas das professoras, bem como, compreender suas trajetórias socioespaciais e caminhos até a docência universitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luyanne Catarina Lourenço Azevedo, Ana Cláudia Ramos Sacramento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.