POLÍTICAS DE TRANSPORTE MOTORIZADO NO BRASIL E SEUS REFLEXOS SOBRE A AMAZÔNIA LEGAL

Autores

  • Isabela Soares Colares Universidade Federal do Amazonas – UFAM.
  • Geraldo Alves de Souza Universidade Federal do Amazonas – UFAM

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG0058507

Palavras-chave:

Políticas, Transporte Motorizado, Óbitos

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar os reflexos das políticas de transporte adotadas no Brasil sobre a motorização e os registros de óbitos por Acidentes de Transporte Terrestre (ATT) na Amazônia Legal. Para isso utilizou-se os registros de óbitos do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), disponibilizados por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e de frota de veículos do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM). Constatou-se que as motocicletas participam com aproximadamente 48% na composição da frota de veículos da Amazônia Legal e são responsáveis mais de 43% dos óbitos por ATT da região. Verificou-se também que estes números não param de crescer desde que políticas de incentivos à aquisição destes veículos passaram a ser adotadas e o transporte de passageiros por mototáxi foi admitido nas cidades da região.

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Publicado

17-12-2020

Como Citar

COLARES, I. S. .; DE SOUZA, G. A. . POLÍTICAS DE TRANSPORTE MOTORIZADO NO BRASIL E SEUS REFLEXOS SOBRE A AMAZÔNIA LEGAL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, p. 180–194, 2020. DOI: 10.14393/RCG0058507. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/58507. Acesso em: 12 nov. 2024.