ORDENAMENTO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NO BRASIL: DESAFIOS À SOCIOBIODIVERSIDADE DO CERRADO

Autores

  • Ana Cristina da Silva Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), Goiânia, GO, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG0058466

Palavras-chave:

Ordenamento, Desenvolvimento, Território, Cerrado, Sociobiodiversidade

Resumo

Ordenamento e desenvolvimento territorial são conceitos constitutivos de políticas públicas que incidem diretamente no território, transmutando-se em políticas territoriais. Tais políticas impactam o território nacional, as regiões brasileiras e o mundo do cerrado, na medida em que afetam a sociobiodiversidade. Nesse sentido, nos detivemos na política nacional de ordenamento territorial (PNOT) que se esboçou no Brasil, na primeira década do século XXI, com vistas a identificar seus impactos no cerrado. Nessa perspectiva, consideramos o cerrado como um território, onde coexistem a territorialidade animal e a territorialidade humana, para além das abordagens que o concebem apenas como um bioma. A sociobiodiversidade é a expressão dessa coexistência e de sua complexidade, que desafia as políticas de ordenamento territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2020

Como Citar

SILVA, A. C. da . ORDENAMENTO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL NO BRASIL: DESAFIOS À SOCIOBIODIVERSIDADE DO CERRADO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, p. 32–43, 2020. DOI: 10.14393/RCG0058466. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/58466. Acesso em: 5 mar. 2024.