ASPECTOS FÍSICO-SOCIAIS DAS INUNDAÇÕES E ENXURRADAS NA SUB-BACIA DE DRENAGEM DO RIO ICONHA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238658385Palavras-chave:
Bacia de drenagem, Caracterização físico-social, Hidrologia, RelevoResumo
Inundações e enxurradas são fenômenos hidrológicos ocorrentes em bacias de drenagem e que, além de serem condicionados por características fisiográficas dos terrenos, também são potencializados por alterações antrópicas diretas e indiretas nas bacias de drenagem, notadamente nas áreas urbanas. Portanto, o presente artigo objetivou discutir, sob a ótica sistêmica, determinadas características físico-sociais atreladas à ocorrência de inundações e enxurradas na sub-bacia de drenagem do rio Iconha, situada no estado do Espírito Santo. A metodologia consistiu no levantamento bibliográfico sobre as temáticas discutidas, no mapeamento digital em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG) das características físico-sociais selecionadas da sub-bacia – precipitação média anual (1947-2012), declividade do relevo, hipsometria, solos e uso e cobertura da terra – e em pesquisa de campo. A análise e inter-relações estabelecidas entre tais características se apresentaram satisfatórias para melhor compreender a gênese e a magnitude das inundações e enxurradas na sub-bacia, podendo orientar ações de planejamento e tomadas de decisão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Vinícius Vieira Pontini, And´re Luiz Nascentes Coelho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.