ABORDAGENS DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA FÍSICA PRESENTES NO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA (SBGFA): SESSÃO ENSINO DE GEOGRAFIA - EDIÇÕES 2003-2019
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238658330Palavras-chave:
Geografia acadêmica, Conteúdos, Geografia Escolar, Riscos, GeodiversidadeResumo
Esta pesquisa investigou os artigos da sessão Ensino de Geografia Física nos anais do Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, edições 2017 e 2019. O objetivo foi verificar as abordagens e tendências presentes em seus conteúdos. A discussão considerou os resultados de pesquisas realizadas anteriormente e autores que abordam a trajetória da Geografia Física no Brasil e a questão dos conteúdos da Geografia Física no contexto da Geografia Escolar. A pesquisa investigou 60 artigos da edição de 2017 e 143 do evento de 2019, considerando: origem institucional do trabalho; subáreas da Geografia; tipo de trabalho, entre outros aspectos. A pesquisa adotou a classificação proposta por Clemente e Souza (2014) para a análise e classificação de seus conteúdos. Nos textos, os assuntos referem-se ao conteúdo de Geomorfologia, Climatologia, Biogeografia, Pedologia, Hidrologia, à questões relacionadas com a Cartografia, Geotecnologia, Análise Ambiental e Educação Ambiental. A questão ambiental permanece evidente nas propostas pedagógicas. Mas, começam a aparecer as abordagens Geodiversidade, Cartografia tátil e Riscos, não identificados nas edições anteriores.
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