ABORDAGENS DO CONTEÚDO DE GEOGRAFIA FÍSICA PRESENTES NO SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA (SBGFA): SESSÃO ENSINO DE GEOGRAFIA - EDIÇÕES 2003-2019
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238658330Palavras-chave:
Geografia acadêmica, Conteúdos, Geografia Escolar, Riscos, GeodiversidadeResumo
Esta pesquisa investigou os artigos da sessão Ensino de Geografia Física nos anais do Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, edições 2017 e 2019. O objetivo foi verificar as abordagens e tendências presentes em seus conteúdos. A discussão considerou os resultados de pesquisas realizadas anteriormente e autores que abordam a trajetória da Geografia Física no Brasil e a questão dos conteúdos da Geografia Física no contexto da Geografia Escolar. A pesquisa investigou 60 artigos da edição de 2017 e 143 do evento de 2019, considerando: origem institucional do trabalho; subáreas da Geografia; tipo de trabalho, entre outros aspectos. A pesquisa adotou a classificação proposta por Clemente e Souza (2014) para a análise e classificação de seus conteúdos. Nos textos, os assuntos referem-se ao conteúdo de Geomorfologia, Climatologia, Biogeografia, Pedologia, Hidrologia, à questões relacionadas com a Cartografia, Geotecnologia, Análise Ambiental e Educação Ambiental. A questão ambiental permanece evidente nas propostas pedagógicas. Mas, começam a aparecer as abordagens Geodiversidade, Cartografia tátil e Riscos, não identificados nas edições anteriores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alicia de Oliveira Moreira Pereira, Carla Juscélia de Oliveira Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.