PERFORMANCE DE UM NOVO MODELO DE ABRIGO METEOROLÓGICO DE BAIXO CUSTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238658167Palavras-chave:
Eficiência. Calibração, Temperatura do Ar, Umidade Relativa do Ar, Estação Meteorológica Automática, Abrigo Meteorológico de Baixo CustoResumo
O objetivo deste trabalho foi criar e avaliar o desempenho do abrigo meteorológico de baixo custo denominado AMP. Para a construção, foram utilizados pratos plásticos de jardim, cuja performance foi comparada com outro Abrigo Meteorológico de Baixo Custo (ABC), além da Estação Meteorológica Automática (EMA) modelo Campbell CR 1000 e a Estação Meteorológica INMET/UFSM. Nos abrigos meteorológicos de baixo custo foi instalado Dataloggers, estavam configurados para coletar dados de temperatura e umidade relativa do ar de 10 em 10 minutos, entre os dias 14/11 a 19/11/2019. Para avaliar o desempenho dos abrigos em comparação aos dados oficiais utilizou parâmetros estatísticos. Os resultados para a temperatura mostraram que o abrigo AMP apresentou o melhor desempenho em comparação ao abrigo ABC. Os abrigos testados apresentaram que o AMP tem melhor correlação com o UFSM e uma correlação quase perfeita com EMA. Para os registros de umidade ar observou-se que os maiores valores foram registrados pelos abrigos oficiais, seguido pelo ABC e a menor máxima registrada no período foi pelo AMP. Conclui-se que o abrigo AMP foi mais eficiente do que o abrigo ABC para a temperatura e umidade do ar, tendo os valores foram semelhantes com os dados da EMA e UFSM.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ismael Luiz Hoppe, Cássio Arthur Wollmann, Jakeline Baratto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.