PROPOSTA DE PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARA IDENTIFICAÇÃO DE SUBCENTROS URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238557963Palavras-chave:
Procedimento metodológico, Centralidade Urbana, Subcentros, Comércio e serviçosResumo
O presente trabalho apresenta como objetivo geral o desenvolvimento de um procedimento metodológico que permita a identificação de subcentros a partir da variável comércio e serviços. A justificativa se relaciona à necessidade de desenvolvimento de uma metodologia que possibilite localizar, caracterizar e identificar subcentros de comércio e serviços, buscando uma contribuição teórica e aplicada sobre o estudo das centralidades urbanas. O procedimento busca identificar subcentros a partir de valores de corte, em escala de bairro, utilizando as variáveis total de empresas de comércio e serviços e densidade de empresas de comércio e serviços. A cidade de Anápolis, no estado de Goiás, é o estudo de caso para teste e validação do procedimento metodológico proposto. Como resultados, foram identificados dois subcentros na referida cidade. À luz do referencial teórico abordado, a análise dos subcentros identificados permitiu localizar o centro expandido da cidade e um subcentro popular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Moisés John dos Santos Alves Souza, Erika Cristine Kneib
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.