PROPOSTA DE PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARA IDENTIFICAÇÃO DE SUBCENTROS URBANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238557963

Palavras-chave:

Procedimento metodológico, Centralidade Urbana, Subcentros, Comércio e serviços

Resumo

O presente trabalho apresenta como objetivo geral o desenvolvimento de um procedimento metodológico que permita a identificação de subcentros a partir da variável comércio e serviços. A justificativa se relaciona à necessidade de desenvolvimento de uma metodologia que possibilite localizar, caracterizar e identificar subcentros de comércio e serviços, buscando uma contribuição teórica e aplicada sobre o estudo das centralidades urbanas. O procedimento busca identificar subcentros a partir de valores de corte, em escala de bairro, utilizando as variáveis total de empresas de comércio e serviços e densidade de empresas de comércio e serviços. A cidade de Anápolis, no estado de Goiás, é o estudo de caso para teste e validação do procedimento metodológico proposto. Como resultados, foram identificados dois subcentros na referida cidade. À luz do referencial teórico abordado, a análise dos subcentros identificados permitiu localizar o centro expandido da cidade e um subcentro popular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Erika Cristine Kneib , Universidade Federal de Goiás

    Arquiteta Urbanista, Mestre e Doutora em Transportes, desenvolveu pesquisa de pós doutorado no tema Mobilidade Urbana no Instituto Superior Técnico de Lisboa - IST

Downloads

Publicado

04-02-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SOUZA, Moisés John dos Santos Alves; KNEIB , Erika Cristine. PROPOSTA DE PROCEDIMENTO METODOLÓGICO PARA IDENTIFICAÇÃO DE SUBCENTROS URBANOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 85, p. 293–314, 2022. DOI: 10.14393/RCG238557963. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/57963. Acesso em: 18 jun. 2025.