O PAPEL DOS AGENTES DO TURISMO A PARTIR DO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO EM MARABÁ-PA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238557844Palavras-chave:
Cidades médias, Análise regional, Políticas Públicas, MarabáResumo
Este trabalho tem como objetivo principal identificar e analisar a atuação dos agentes produtores do turismo em Marabá, bem como esses agentes reproduzem de forma política e espacial os critérios do Mapa do Turismo Brasileiro (MTB). O papel que Marabá, enquanto cidade média, exerce na região Sul e Sudeste do Pará norteou esta pesquisa, bem como o interesse pela análise regional de como as políticas públicas de turismo operam – ou não – em uma região. Parte-se de uma metodologia que considera as contradições histórico-regionais de Marabá, assim como a força econômico-regional que implica nas decisões para o turismo na cidade. Para tanto, a revisão breve de literatura sobre políticas públicas e das cidades médias foram necessárias. O uso de observação direta de reuniões dos agentes do turismo e as entrevistas compõem os procedimentos metodológicos. Afirma-se que o fato de Marabá ser a principal cidade econômica das regiões Sul e Sudeste do Pará influencia consideravelmente na organização e nas decisões políticas sobre o turismo para além de seus limites administrativos por meio da atuação dos agentes do turismo, considerados agentes de decisão na tomada dos critérios do MTB.
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Copyright (c) 2022 Hugo Rogério Hage Serra, Izabela Rodrigues Paz
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