O PAPEL DOS AGENTES DO TURISMO A PARTIR DO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO EM MARABÁ-PA

Autores

  • Hugo Rogério Hage Serra Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará (UNIFESSPA)
  • Izabela Rodrigues Paz Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238557844

Palavras-chave:

Cidades médias, Análise regional, Políticas Públicas, Marabá

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal identificar e analisar a atuação dos agentes produtores do turismo em Marabá, bem como esses agentes reproduzem de forma política e espacial os critérios do Mapa do Turismo Brasileiro (MTB). O papel que Marabá, enquanto cidade média, exerce na região Sul e Sudeste do Pará norteou esta pesquisa, bem como o interesse pela análise regional de como as políticas públicas de turismo operam – ou não – em uma região. Parte-se de uma metodologia que considera as contradições histórico-regionais de Marabá, assim como a força econômico-regional que implica nas decisões para o turismo na cidade. Para tanto, a revisão breve de literatura sobre políticas públicas e das cidades médias foram necessárias. O uso de observação direta de reuniões dos agentes do turismo e as entrevistas compõem os procedimentos metodológicos. Afirma-se que o fato de Marabá ser a principal cidade econômica das regiões Sul e Sudeste do Pará influencia consideravelmente na organização e nas decisões políticas sobre o turismo para além de seus limites administrativos por meio da atuação dos agentes do turismo, considerados agentes de decisão na tomada dos critérios do MTB.

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Publicado

04-02-2022

Como Citar

SERRA, H. R. H.; PAZ, I. R. O PAPEL DOS AGENTES DO TURISMO A PARTIR DO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO EM MARABÁ-PA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 23, n. 85, p. 244–260, 2022. DOI: 10.14393/RCG238557844. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/57844. Acesso em: 29 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos