UNIDADES DE PAISAGEM E O POTENCIAL TURÍSTICO NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DO DELTA DO PARNAÍBA, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238557839

Palavras-chave:

Paisagem, Ecoturismo, Infraestrutura, Planejamento

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a utilização das Unidades da Paisagem para a prática do turismo na Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba. A abordagem teórica-metodológica está pautada na teoria geossistêmica proposta por Bertrand (1968). Metodologicamente, utilizou-se de técnicas de sensoriamento remoto, do geoprocessamento e auxílio do software Qgis 2.18.2 para delimitação e identificação das Unidades de Paisagem. Realizou-se o preenchimento de  uma matriz de interação; aplicação de 71 questionários aos turistas; registro fotográfico; caracterização e relação entre as Unidades de Paisagem e o fluxo turístico. Os resultados evidenciam que as Unidades de Paisagem são intensificadoras do  potencial turístico da área. Com intuito de desenvolver o ecoturismo na RESEX do Delta do Parnaíba é importante também investir na implantação de uma infraestrutura adequada, na formação e na capacitação de guias (moradores das comunidades), promoção de cursos e treinamentos, conscientizando e sensibilizando os moradores locais e turistas no que se refere ao uso e manutenção dos recursos naturais. Portanto, é importante que a atividade turística passe por planejamento e gestão pautados no compartilhamento de poder de decisão e nos dispositivos legais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Wendell Dias Costa, Instituto Federal do Maranhão, Campus Barra do Corda

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão. Pós-graduado (Especialista) em Gestão Interdisciplinar do Meio Ambiente e Educação Ambiental pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano. Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional da Universidade Estadual do Maranhão. É Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus Presidente Prudente. Atualmente é professor de Ensino Médio, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, campus Barra do Corda.

Paulo Roberto Mendes Pereira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Geografia pela UNICAMP

Messias Modesto dos Passos, Universidade Estadual Paulista - FCT/UNESP - Campus Presidente Prudente - SP

Doutor em Geografia Geografia Física pela Universidade de São Paulo.

professor titular da Universidade Estadual de Maringá e da FCT/UNESP campus Presidente-SP

Downloads

Publicado

04-02-2022

Como Citar

Costa, F. W. D., Pereira, P. R. M., & dos Passos, M. M. (2022). UNIDADES DE PAISAGEM E O POTENCIAL TURÍSTICO NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DO DELTA DO PARNAÍBA, BRASIL. Caminhos De Geografia, 23(85), 223–243. https://doi.org/10.14393/RCG238557839

Edição

Seção

Artigos