DIAGNÓSTICO DA GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES DE ORIGEM HIDROLÓGICA NO DISTRITO FEDERAL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238557829Palavras-chave:
Quadro de Sendai, Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, InundaçãoResumo
Desastres hidrológicos são transtornos que afetam a sociedade e um desafio para gestão de risco de desastre. O objetivo deste trabalho é apresentar um diagnóstico da gestão de risco de desastres por eventos hidrológicos no Distrito Federal, Brasil. Para isso, foram consideradas as quatro ações prioritárias do Quadro de Sendai e as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. O método utilizado nesta pesquisa foi o Delphi, aplicado em duas rodadas a stakeholders, especialistas do processo de gestão do Distrito Federal e exercendo atividades ligadas a temas como recursos hídricos, meio ambiente, drenagem, planejamento territorial urbano, educação e risco de desastres. Os resultados encontrados foram convergentes após duas rodadas, conforme exigencia do método (IQR</= 1 FR>= 60%), e revelaram que apesar do Distrito Federal desenvolver algumas estratégias para redução do risco de desastres, suas ações estão centradas na conteção do dano durante o evento e redução das consequencias, contudo as ações de prevenção de riscos ainda estão abaixo do esperado, necessitando de maior aplicação das ações do Quadro de Sendai: compreensão do risco, investimento na redução do risco, fortalecimento da governança e melhorias na preparação para evoluir na gestão de desastres por eventos de origem hidrológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jomary Maurícia Leite Serra, Carlos Hiroo Saito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.