IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS POTENCIALMENTE FAVORÁVEIS PARA A DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE ADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238557409Palavras-chave:
Aterro Sanitário, Vulnerabilidade Ambiental, Consórcio IntermunicipalResumo
Muitos são os fatores que se somam para a identificação de áreas adequadas à instalação de aterros sanitários, sendo de ordem física, econômica, social e legislativa. Tal complexidade se respalda nos preceitos da geoecologia, a qual visa o planejamento e a gestão ambiental mediante os fatores físicos e sociais da paisagem. Com isso, este artigo tem como objetivo indicar as alternativas locacionais com a seleção de áreas para disposição de resíduos sólidos, como parte do convênio entre o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos do Oeste Paulista (CIRSOP) e a FCT/UNESP. Para isso, adotou-se uma metodologia baseada em três níveis de análise em suas respectivas escalas: o regional/municipal – municipal/local – local/empreendimento; com a elaboração de materiais cartográficos e a hierarquização das áreas aptas e inaptas. Após a implantação da metodologia, foram delimitadas quatro áreas de maior adequação. Nestas, foram identificadas as feições geomorfológicas que apontam possíveis vulnerabilidade ambiental, tais como erosões, áreas úmidas e de restrições legais. Assim, os resultados obtidos e a metodologia adotada se mostraram adequados no cumprimento do objetivo proposto, sendo eficaz na identificação de áreas ambientalmente adequadas à instalação de aterros sanitários, servindo de referencial metodológico para futuros trabalhos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Norberto Boin, João Osvaldo Rodrigues Nunes, Leonardo da Silva Tomazini, Matheus Naoto Archangelo Okado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.