MIGRAÇÕES ENTRE AS NOVAS EXPULSÕES E O CONFINAMENTO DO CAPITALISMO EM RUÍNAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238657375Palavras-chave:
Migração, Mobilidade do trabalho, Crise, Expulsões, ConfinamentoResumo
O artigo analisa o sentido dos processos multiescalares da migração contemporânea crescentemente conformada entre as expulsões e o confinamento, à luz da crítica da mobilidade do trabalho e de seu nexo com a territorialização do capital. Para tanto, discute perspectivas teóricas dentre as quais a da migração transnacional, das expulsões, do land grabbing e do regime de acumulação por despossessão, apontando seus limites para lidar com as referidas dinâmicas migratórias. Oferece, por fim, uma leitura crítica da formação e dos desdobramentos de tais dinâmicas como momentos de uma crise fundamental da reprodução capitalista em processo, que move com ela uma crise do trabalho e da regulação política, expulsando e confinando em simultâneo uma população tornada crescentemente supérflua do ponto de vista da reprodução do capital e sua ficcionalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Carolina Gonçalves Leite, Daniel Manzione Giavarotti, Clara Lemme Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.