MIGRAÇÕES ENTRE AS NOVAS EXPULSÕES E O CONFINAMENTO DO CAPITALISMO EM RUÍNAS

Autores

  • Ana Carolina Gonçalves Leite Universidade Federal de Pernambuco
  • Daniel Manzione Giavarotti Universidade de São Paulo
  • Clara Lemme Ribeiro Universidade de Washington

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG238657375

Palavras-chave:

Migração, Mobilidade do trabalho, Crise, Expulsões, Confinamento

Resumo

O artigo analisa o sentido dos processos multiescalares da migração contemporânea crescentemente conformada entre as expulsões e o confinamento, à luz da crítica da mobilidade do trabalho e de seu nexo com a territorialização do capital. Para tanto, discute perspectivas teóricas dentre as quais a da migração transnacional, das expulsões, do land grabbing e do regime de acumulação por despossessão, apontando seus limites para lidar com as referidas dinâmicas migratórias. Oferece, por fim, uma leitura crítica da formação e dos desdobramentos de tais dinâmicas como momentos de uma crise fundamental da reprodução capitalista em processo, que move com ela uma crise do trabalho e da regulação política, expulsando e confinando em simultâneo uma população tornada crescentemente supérflua do ponto de vista da reprodução do capital e sua ficcionalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Gonçalves Leite, Universidade Federal de Pernambuco

Professora no Departamento de Ciências Geográficas e no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco.

Daniel Manzione Giavarotti, Universidade de São Paulo

Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo.

Clara Lemme Ribeiro, Universidade de Washington

Doutoranda em Geografia na Universidade de Washington.

Downloads

Publicado

01-04-2022

Como Citar

GONÇALVES LEITE, A. C.; MANZIONE GIAVAROTTI, D. .; LEMME RIBEIRO, C. MIGRAÇÕES ENTRE AS NOVAS EXPULSÕES E O CONFINAMENTO DO CAPITALISMO EM RUÍNAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 86, p. 01–15, 2022. DOI: 10.14393/RCG238657375. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/57375. Acesso em: 3 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos