MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL E O MOVIMENTO DA COVID-19 NO SUL DE MINAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238956734Palavras-chave:
Covid-19, Infraestruturas de circulação, Meio técnico-científico-informacional, Rede urbanaResumo
Este trabalho organiza informações da distribuição da COVID-19 nas cidades do sul do estado de Minas Gerais no primeiro semestre de 2020. Tem como objetivo oferecer um registro da circulação da pandemia no período destacado, investigando seu processo de difusão e contenção por meio das infraestruturas territoriais de circulação. Essas infraestruturas estão associadas à ascendência do meio técnico-científico-informacional e foram fundamentais para o espalhamento da pandemia. Elas são também elementos importantes para a mitigação dos efeitos deletérios do vírus e para os planos e projetos de desenvolvimento. Em especial, este artigo busca fornecer um mapeamento e uma organização dos dados que possam auxiliar os tomadores de decisão no combate à difusão de novos Coronavírus ou novas variantes que venham a ser registradas em regiões em que prevaleçam cidades médias e pequenas. Analisa-se as dinâmicas territoriais associadas à difusão espacial do vírus e seus impactos, uma vez que nessas cidades os serviços de saúde são escassos e de baixa complexidade de atendimento. O diagnóstico realizado evidencia que a pandemia se disseminou no sul de Minas Gerais por meio das principais rodovias que ligam o estado mineiro aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira, Eduardo de Araújo da SILVA, Jaqueline Modesto CUSTÓDIO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.