A CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA EM ESCALA REGIONAL: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA -SP

Autores

  • André dos Santos Ribeiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Regina Célia de Oliveira Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228356334

Palavras-chave:

Manual Técnico de Geomorfologia, Unidades Geomorfológicas, Interpretação do relevo, Geomorfologia costeira, Níveis da pesquisa geográfica

Resumo

A cartografia geomorfológica é instrumento importante para a Geomorfologia, para as Ciências da Terra em geral e para o planejamento da paisagem uma vez que define a leitura, interpretação e espacialização das formas de relevo e processos morfodinâmicos, partindo do emprego de metodologias e uso de simbologias específicas atendendo diferentes taxonomias. Considerando isto, foram aplicadas as proposições do Manual Técnico de Geomorfologia (IBGE, 2009) voltado à cartografia regional com os procedimentos organizados em níveis, conforme Libault (1971), enfocando discutir o processo de interpretação, classificação e representação, demanda relevante para a cartografia geomorfológica, no estudo de caso da Região Metropolitana da Baixada Santista em escala 1:100.000. Ao longo da interpretação a contextualização da evolução das formas de relevo e a toponímia sobressaíram como elementos-chave para determinação da identidade das unidades geomorfológicas, como pressupõe a técnica adotada. Também ficou esclarecido que ao longo da interpretação há integração entre as classificações e as delimitações espaciais de formas identificadas em diferentes táxons. A partir de algumas generalizações e agrupamentos do que foi interpretado, impostas pela escala e acuidade visual no mapa, a geomorfologia regional foi representada e caracterizada, sobretudo as unidades geomorfológicas e as formas predominantes de relevo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-10-2021

Como Citar

DOS SANTOS RIBEIRO, A.; CÉLIA DE OLIVEIRA, R. A CARTOGRAFIA GEOMORFOLÓGICA EM ESCALA REGIONAL: O CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DA BAIXADA SANTISTA -SP. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 83, p. 219–239, 2021. DOI: 10.14393/RCG228356334. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/56334. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos