DINÂMICA DA CENTRALIDADE URBANA EM UMA PEQUENA CIDADE DO PARANÁ, BRASIL

Autores

  • Marcos Clair Bovo Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão.
  • Paulo Sérgio Gusmão Universidade Estadual do Paraná-Campus de Campo Mourão.

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228255942

Palavras-chave:

Centro, Pequena Cidade, Centralidade, Fluxos, Circuito superior

Resumo

A centralidade surge a partir do fortalecimento econômico do centro, congregando a concetração de atividades econômicas e equipamentos urbanos. É o ponto da articulação da hinterlândia urbana que detém os fluxos de bens, serviços, mercadorias e pessoas.  Diante disso, o artigo busca compreender o processo de centralidade urbana na pequena cidade de Terra Boa-PR, destacando as principais atividades econômicas e seus fluxos. Como aportes metodológicos foram utilizados: pesquisa bibliográfica, pesquisa in loco, mapeamento do uso e ocupação do solo. Os resultados da pesquisa indicam que a centralidade não se estende por todo o centro, mas se restringe aos locais com deslocamentos de fluxos materiais e imateriais, havendo maior concentração na Avenida Brasil e suas quadras adjacentes por apresentarem um comércio variado e diversificado com produtos e serviços que congregam o circuito superior da economia urbana. A presença de atividades econômicas demonstra o caráter funcional e econômico da centralidade urbana presente na área central terrabonense, evidenciando a dinâmica econômica urbana interna ao abranger a demanda por bens e produtos, tanto para o consumo interno, quanto para atendimento de outras cidades do entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Clair Bovo, Universidade Estadual do Paraná- Campus de Campo Mourão.

Doutor em geografia pela Universidade Estadual Paulista - campus de Presidente Prudente. Mestre em geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Professor do Programa de Pós -Graduação Interdiciplinar em Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD) da Unespar- campus de Campo Mourão e professor adjunto do colegiado de Geografia da mesma instituição. Atuando com as disciplinas: Geografia Urbana, Metodologia de Ensino de Geografia e Espaço, Memórias e Identidades.

Paulo Sérgio Gusmão, Universidade Estadual do Paraná-Campus de Campo Mourão.

Mestre pelo Programa de Pós- Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento. Especialista em Geografia, Meio Ambiente e Ensino e Licenciado e Bacharel  EM Geografia pela UNESPAR.

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

Bovo, M. C., & Gusmão, P. S. (2021). DINÂMICA DA CENTRALIDADE URBANA EM UMA PEQUENA CIDADE DO PARANÁ, BRASIL. Caminhos De Geografia, 22(82), 227–242. https://doi.org/10.14393/RCG228255942

Edição

Seção

Artigos