MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NOS PEQUENOS MUNICÍPIOS DO SUDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Nayhara Freitas Martins Gomes Universidade Federal de Viçosa
  • Ralfo Edmundo da Silva Matos Instituto de Geociências (IGC/UFMG)
  • Carlos Fernando Ferreira Lobo Instituto de Geociências (IGC/UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228255927

Palavras-chave:

Municípios de pequeno porte, Migrações internas, População do Sudeste

Resumo

As migrações realizadas entre os municípios de pequeno porte do Sudeste brasileiro revelam a existência de novas tendências demográficas. O objetivo deste artigo é averiguar as configurações territoriais associadas à dinâmica migratória nestas localidades. Para sua consecução foram analisados os microdados dos censos demográficos de 1991, 2000 e 2010 produzidos pelo IBGE. Considerou-se como municípios de pequeno porte, aqueles que apresentavam população inferior a 50 mil habitantes, totalizando 1.430 localidades. Os resultados evidenciaram que uma parcela considerável destes municípios experimentou aumento no ritmo de crescimento demográfico quando comparado a outros municípios de maior porte demográfico. Além disso, participaram expressivamente do processo de redistribuição espacial da população, constituindo em importantes núcleos de atração populacional. Tal fato, sugere o fortalecimento de determinados centros regionais e um maior dinamismo da economia local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayhara Freitas Martins Gomes, Universidade Federal de Viçosa

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa e mestranda em Extensão Rural pela mesma universidade.

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

Gomes, N. F. M., Matos, R. E. da S. ., & Lobo, C. F. F. (2021). MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NOS PEQUENOS MUNICÍPIOS DO SUDESTE BRASILEIRO. Caminhos De Geografia, 22(82), 215–226. https://doi.org/10.14393/RCG228255927

Edição

Seção

Artigos