APLICAÇÃO DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO SUBSÍDIO AO ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS CRESCENTES DE INUNDAÇÕES NA MALHA URBANA DA CIDADE DE UBÁ-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228255911Palavras-chave:
Alta suscetibilidade, Comportamento hidrológico, Integração Qualitativa, Sub-baciasResumo
As análises morfométricas são importantes ferramentas metodológicas na interpretação do comportamento hidrológico e da dinâmica geomorfológica de uma bacia hidrográfica. Tal assertiva ganha importância, a partir do momento em que os fenômenos de inundações compreendem um dos principais problemas ambientais na América Latina e Brasil. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é avaliar comparativamente, com base nas características lineares, zonais e hipsométricas, a morfometria de onze sub-bacias de contribuição do Ribeirão Ubá, a fim de apreender aspectos qualitativos que possibilitem subsidiar o entendimento de fatores intrínsecos às inundações da cidade de Ubá-MG. Para a realização das análises morfométricas gerou-se uma base cartográfica constituída por arquivos vetoriais e matriciais; os mesmos foram gerenciados, manejados e tratados através do software ArcGIS 10.1. Posteriormente, uma integração qualitativa dos resultados foi realizada indicando as sub-bacias do Ribeirão Ubá que apresentam características morfológicas mais propícias às inundações. Nesse sentido, três sub-bacias foram categorizadas como de alta suscetibilidade geomorfológica às inundações, devendo receber atenção especial. As mesmas foram denominadas como sub-bacias 5, 6 e 7, apresentando caracterítiscas de alta declividade, alta amplitude altimétrica e significativo número de canais de primeira ordem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.