APLICAÇÃO DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO SUBSÍDIO AO ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS CRESCENTES DE INUNDAÇÕES NA MALHA URBANA DA CIDADE DE UBÁ-MG

Autores

  • Jéssica Lana de Souza da Silva Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Rômulo Montan Costa Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ricardo Tavares Zaidan Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228255911

Palavras-chave:

Alta suscetibilidade, Comportamento hidrológico, Integração Qualitativa, Sub-bacias

Resumo

As análises morfométricas são importantes ferramentas metodológicas na interpretação do comportamento hidrológico e da dinâmica geomorfológica de uma bacia hidrográfica. Tal assertiva ganha importância, a partir do momento em que os fenômenos de inundações compreendem um dos principais problemas ambientais na América Latina e Brasil. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo é avaliar comparativamente, com base nas características lineares, zonais e hipsométricas, a morfometria de onze sub-bacias de contribuição do Ribeirão Ubá, a fim de apreender aspectos qualitativos que possibilitem subsidiar o entendimento de fatores intrínsecos às inundações da cidade de Ubá-MG. Para a realização das análises morfométricas gerou-se uma base cartográfica constituída por arquivos vetoriais e matriciais; os mesmos foram gerenciados, manejados e tratados através do software ArcGIS 10.1. Posteriormente, uma integração qualitativa dos resultados foi realizada indicando as sub-bacias do Ribeirão Ubá que apresentam características morfológicas mais propícias às inundações. Nesse sentido, três sub-bacias foram categorizadas como de alta suscetibilidade geomorfológica às inundações, devendo receber atenção especial. As mesmas foram denominadas como sub-bacias 5, 6 e 7, apresentando caracterítiscas de alta declividade, alta amplitude altimétrica e significativo número de canais de primeira ordem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-08-2021

Como Citar

DA SILVA, J. L. de S.; COSTA, R. M.; ZAIDAN, R. T. APLICAÇÃO DA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DE BACIAS HIDROGRÁFICAS COMO SUBSÍDIO AO ENTENDIMENTO DOS PROCESSOS CRESCENTES DE INUNDAÇÕES NA MALHA URBANA DA CIDADE DE UBÁ-MG. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 82, p. 201–214, 2021. DOI: 10.14393/RCG228255911. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/55911. Acesso em: 22 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos