A INFLUÊNCIA DA ELEVAÇÃO RELATIVA DO TERRENO SOBRE A INFESTAÇÃO LARVÁRIA PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228255167Palavras-chave:
Aedes aegypti, altitude, Regressão Linear Múltipla, Planejamento das cidades, Geografia da SaúdeResumo
O objetivo do trabalho foi examinar a correspondência dos focos do mosquito Aedes aegypti com dados de altitude e declividade do ambiente citadino de Montes Claros-MG. A partir dos resultados, o assunto poderá contribuir nessa temática necessária, a respeito da qualidade urbana e a geografia da saúde social. Os resultados mostraram um coeficiente de determinação (R²) final igual a 0,973 - o que denotou alto poder preditivo para a combinação das variáveis independentes trabalhadas. O Índice Breteau de 2016 foi aquele com maior peso explicativo (p < 0,01) entre o conjunto de dados para a explicação da infestação larvária ocorrida em 2017. Foi verificado que a altitude média foi significativa nessa associação (p < 0,05), e apresentou correlação negativa conforme o coeficiente parcial de regressão (-6,460 e t = -2,157). Em segundo plano, a altitude máxima foi significativa (p < 0,08). Chegou-se a conclusão de que, numa relação do período anterior com o seguinte, nas áreas de maior incidência larvária, quanto mais baixa é a altitude, maior é a infestação pelo mosquito.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.