PERCEPÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE RESPOSTA E ADAPTAÇÃO AOS RISCOS AMBIENTAIS: ESTUDO APLICADO EM PINHAIS, PARANÁ SOB A ÓTICA DAS INUNDAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228155101Palavras-chave:
Resiliência, Riscos e Desastres, Gestão MunicipalResumo
Em uma conjuntura de intensas inquietudes e ambiguidades relacionadas às “mudanças climáticas”, evidencia-se como essencial os estudos sobre a percepção aos riscos ambientais e as vulnerabilidades como base para a tomada de decisões que possibilitem reduzi-los e desenvolver estratégias sobre adaptação. Com o objetivo de avaliar sua percepção perante as estratégias de resposta e adaptação aos riscos ambientais, foi realizado um estudo de caso em um Conjunto Habitacional destinada às pessoas reassentadas de áreas de risco do município de Pinhais no Paraná: “Moradias Bonilauri”. Ao todo foram aplicadas oito entrevistas com moradores. Dentre as principais medidas de adaptação dos entrevistados estão a construção de muretas e elevação do nível das casas; já o poder público investiu em drenagem, desassoreamento parque lineares. Este trabalho aponta que a redução do risco passa por ações voltadas à educação ambiental e à sensibilização dos moradores, a fim de envolver as pessoas com base na sua informação sobre os problemas socioambientais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.