PERCEPÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE RESPOSTA E ADAPTAÇÃO AOS RISCOS AMBIENTAIS: ESTUDO APLICADO EM PINHAIS, PARANÁ SOB A ÓTICA DAS INUNDAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228155101

Palavras-chave:

Resiliência, Riscos e Desastres, Gestão Municipal

Resumo

Em uma conjuntura de intensas inquietudes e ambiguidades relacionadas às “mudanças climáticas”, evidencia-se como essencial os estudos sobre a percepção aos riscos ambientais e as vulnerabilidades como base para a tomada de decisões que possibilitem reduzi-los e desenvolver estratégias sobre adaptação. Com o objetivo de avaliar sua percepção perante as estratégias de resposta e adaptação aos riscos ambientais, foi realizado um estudo de caso em um Conjunto Habitacional destinada às pessoas reassentadas de áreas de risco do município de Pinhais no Paraná: “Moradias Bonilauri”. Ao todo foram aplicadas oito entrevistas com moradores. Dentre as principais medidas de adaptação dos entrevistados estão a construção de muretas e elevação do nível das casas; já o poder público investiu em drenagem, desassoreamento parque lineares. Este trabalho aponta que a redução do risco passa por ações voltadas à educação ambiental e à sensibilização dos moradores, a fim de envolver as pessoas com base na sua informação sobre os problemas socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Noli da Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestrando em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Gestão Ambiental de Empresas pela Faculdade. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná.

Larissa Maria da Silva Ferentz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutoranda e Mestra em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Gestão Ambiental de Empresas pela Faculdade Souza. Engenheira Ambiental pela PUCPR.

Downloads

Publicado

04-10-2021

Como Citar

da Fonseca, M. N., & Ferentz, L. M. da S. (2021). PERCEPÇÃO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE RESPOSTA E ADAPTAÇÃO AOS RISCOS AMBIENTAIS: ESTUDO APLICADO EM PINHAIS, PARANÁ SOB A ÓTICA DAS INUNDAÇÕES . Caminhos De Geografia, 22(83), 01–18. https://doi.org/10.14393/RCG228155101

Edição

Seção

Artigos