OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO NA REDUÇÃO DO RISCO DE INUNDAÇÃO

Autores

  • Murilo Noli da Fonseca Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
  • Carlos Mello Garcias Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228155089

Palavras-chave:

Gestão pública, Prevenção, Mitigação, Preparação, Informação

Resumo

Reduzir o risco de inundação é um dos principais desafios que o poder público e as pessoas possuem na busca pela construção de cidades e sociedades resilientes. A comunicação emerge como um dos principais instrumentos de gestão para o alcance desse objetivo. Embora seja um tema emergente e pouco explorado até o momento, os trabalhos realizados sobre comunicação de risco têm apresentado resultados enormemente elucidativos no que diz respeito à relação da gestão e dos indivíduos com os riscos, colaborando e servindo como base para a concepção de estratégias e políticas centradas na redução de risco de desastres. Baseado nessa circunstância, o presente artigo tem como objetivo discutir a comunicação de risco, refletir acerca de seu processo e dos principais elementos que a compõem, ao mesmo tempo em que se busca identificar os principais desafios que emergem nesse processo. Para tanto, empregou-se a pesquisa bibliográfica na literatura internacional e nacional como técnica de pesquisa. Deste modo, as possibilidades e obstáculos discutidos a partir dos desafios levantados possibilitam aos atores envolvidos a repensar a forma como ocorre o processo de comunicação no Brasil e, com isso, desenvolver estratégias mais eficazes que atendam diferentes grupos populacionais em circunstâncias socioespaciais com características distintas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Noli da Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana, Curitiba, PR, Brasil.

Carlos Mello Garcias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da PUCPR

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo. Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

01-06-2021

Como Citar

DA FONSECA, M. N.; GARCIAS, C. M. OS DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO NA REDUÇÃO DO RISCO DE INUNDAÇÃO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 81, p. 01–14, 2021. DOI: 10.14393/RCG228155089. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/55089. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos