BELÉM: URBANIZAÇÃO REGIONAL POLICÊNTRICA E CIDADE-REGIÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228054687

Palavras-chave:

Urbanização regional policêntrica., Cidade-região., Belém do Pará.

Resumo

Os objetivos do artigo consistem em analisar as concepções de cidade-região e urbanização regional policêntrica no âmbito do debate sobre as morfologias urbano-regionais e reconhecer os principais elementos da realidade urbano-regional configurada, nas últimas décadas, a partir de Belém, capital do Estado do Pará, no norte do Brasil. Mediante o desenvolvimento de procedimentos metodológicos como levantamentos bibliográficos e documentais, bem como trabalhos de campo, constatou-se que há razoável disseminação das morfologias urbano-regionais no mundo atual, com manifestação, inclusive, em realidades precárias como a de Belém, onde se registram fatores do processo de urbanização regional policêntrica e de sua forma espacial, a cidade-região, como: diversidade de renda e de tipos de assentamentos dos grupos sociais nas antigas e novas áreas dispersas; dispersão dos espaços de consumo; ampliação da escala da dispersão e da configuração das novas periferias; e fortalecimento de outras centralidades (além do núcleo metropolitano) e, conseguinte, diversificação e complexificação dos fluxos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willame de Oliveira Ribeiro, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutor em Geografia, Professor do Curso de Licenciatura em Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Pará – UEPA e líder do Grupo de Pesquisa Geografia do Pará Urbano - GeoPUrb.

Downloads

Publicado

05-04-2021

Como Citar

RIBEIRO, W. de O. BELÉM: URBANIZAÇÃO REGIONAL POLICÊNTRICA E CIDADE-REGIÃO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 80, p. 97–118, 2021. DOI: 10.14393/RCG228054687. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/54687. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos