REESTRUTURAÇÃO DO CAPITALISMO NO CONTEXTO DAS CIDADES MÉDIAS: REFLEXÕES EM TORNO DA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO EM MOSSORÓ-RN
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228054393Palavras-chave:
Globalização da economia., Mundo do trabalho., Tecnologias digitais., Capitalismo de plataformas.Resumo
As problematizações evidenciadas neste trabalho refletem as primeiras reflexões a partir de um projeto de pesquisa de maior envergadura que está sendo desenvolvido a respeito da fragmentação socioespacial e urbanização brasileira por um conjunto de pesquisadores no país, denominado “Fragmentação socioespacial e urbanização brasileira: escalas, vetores, ritmos e formas”. A ideia proposta aqui está centrada em refletir sobre a reestruturação produtiva e suas implicações sociais, econômicas e espaciais no contexto das cidades médias, analisando especialmente a cidade de Mossoró (uma das cidades integrantes do projeto). Buscamos investigar o impacto desta reestruturação, como resultado e condição de transformação do capitalismo e de modificações substanciais no contexto contemporâneo do mundo do trabalho, com características cada vez mais assentadas sob o funcionamento das tecnologias digitais, configurando o que vem sendo chamado de capitalismo de plataformas, que pode ser exemplificado com os serviços de aplicativos da empresa Bee na respectiva cidade. Empresa de capital local que vem se expandindo por diversas cidades do país através da lógica da “plataformização” e da precarização do trabalhador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.