DA ZONA DA MATA/MG À REGIÃO GEOGRÁFICA INTERMEDIÁRIA DE JUIZ DE FORA/MG: CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES NAS PROPOSTAS DE REGIONALIZAÇÃO DO IBGE.
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG228054386Palavras-chave:
IBGE., Região., Minas Gerais., Juiz de Fora., Recortes político-administrativos.Resumo
O trabalho que segue tem como objetivo principal identificar as continuidades e descontinuidades entre a Zona da Mata/MG e a Região Geográfica Intermediária de Juiz de Fora/MG, dois recortes regionais propostos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1990 e 2017 respectivamente. Para tanto, resgatou-se outras regionalizações propostas pelo Instituto para o estado de Minas Gerais e a geo-história do recorte empírico a ser analisado. Metodologicamente, recorreu-se a levantamento bibliográfico e documental, além da elaboração de mapas e quadros que auxiliaram na compreensão final do texto. Observou-se que entre as regionalizações de 1990 e 2017 há mais permanências do que rupturas para a área, sendo que a última regionalização ratificou a centralidade de Juiz de Fora como principal polo, além de identificar outras cidades que também desempenham papéis importantes e articulam recortes regionais menores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.