DA ZONA DA MATA/MG À REGIÃO GEOGRÁFICA INTERMEDIÁRIA DE JUIZ DE FORA/MG: CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES NAS PROPOSTAS DE REGIONALIZAÇÃO DO IBGE.

Autores

  • Samarane Fonseca de Souza Barros Universidade Estadual Paulista / FCT UNESP Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG228054386

Palavras-chave:

IBGE., Região., Minas Gerais., Juiz de Fora., Recortes político-administrativos.

Resumo

O trabalho que segue tem como objetivo principal identificar as continuidades e descontinuidades entre a Zona da Mata/MG e a Região Geográfica Intermediária de Juiz de Fora/MG, dois recortes regionais propostos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1990 e 2017 respectivamente. Para tanto, resgatou-se outras regionalizações propostas pelo Instituto para o estado de Minas Gerais e a geo-história do recorte empírico a ser analisado. Metodologicamente, recorreu-se a levantamento bibliográfico e documental, além da elaboração de mapas e quadros que auxiliaram na compreensão final do texto. Observou-se que entre as regionalizações de 1990 e 2017 há mais permanências do que rupturas para a área, sendo que a última regionalização ratificou a centralidade de Juiz de Fora como principal polo, além de identificar outras cidades que também desempenham papéis importantes e articulam recortes regionais menores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samarane Fonseca de Souza Barros, Universidade Estadual Paulista / FCT UNESP Presidente Prudente

Doutoranda em Geografia na Universidade Estadual Paulista, campus Presidente Prudente. É mestra em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018-2020), licenciada e bacharela em Geografia pela Universidade Federal de Viçosa (2013-2018). Desenvolve pesquisas junto aos grupos GAsPERR (Grupo de Pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais) e CEMESPP (Centro de Estudos e de Mapeamento da Exclusão Social para Políticas Públicas).

Downloads

Publicado

05-04-2021

Como Citar

BARROS, S. F. de S. . DA ZONA DA MATA/MG À REGIÃO GEOGRÁFICA INTERMEDIÁRIA DE JUIZ DE FORA/MG: CONTINUIDADES E DESCONTINUIDADES NAS PROPOSTAS DE REGIONALIZAÇÃO DO IBGE. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 80, p. 15–33, 2021. DOI: 10.14393/RCG228054386. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/54386. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos