UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO DE ALUNOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG

Autores

  • Antonio Carlos Freire Sampaio Universidade Federal de Uberlândia
  • Arnaldo Custódio da Silveira Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG227953967

Palavras-chave:

Água, Escolas Públicas, Saúde

Resumo

A água de qualidade representa saúde, e se contaminada com resíduos resultantes das atividades humanas, leva à doenças e mortes. Diante disso, esse trabalho fez um levantamento das águas capitadas para tratamento. Posteriormente, avaliou-se a qualidade microbiológica da água tratada, que chegam às torneiras das escolas públicas de Uberlândia pela rede de distribuição. Avaliou-se também, a qualidade da água utilizada no interior das escolas, após passar pelos reservatórios e de filtros dos bebedouros. A cidade de Uberlândia possui tratamento de água, porém a água que sai das torneiras dos imóveis pode ser contaminada por substâncias químicas ou por microrganismos prejudiciais à saúde, advindos do próprio reservatório ou caixa d’água, que na maioria das escolas não são bem vedados. Principalmente os reservatórios subterrâneos não são limpos periodicamente. Para isso, foram coletadas amostras de água nas escolas públicas de Uberlândia, sendo que em cada escola, coletaram-se três a quatro amostras em pontos distintos. Em seguida, as amostras foram encaminhadas para análise em laboratório de Uberlândia. Posteriormente, os resultados foram avaliados e comparados com as condições físico-sanitário dos reservatórios, citando fatores que podem influenciar na contaminação da água bruta destinada ao tratamento e à água consumida no interior das escolas após o tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Freire Sampaio, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Geografia pela UFRJ. Professor do IG das áreas de ensino e cartografia, na Universidade Federal de Uberlândia.

Arnaldo Custódio da Silveira, Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE

Mestre em Saúde Ambiental e do Trabalhador, pelo IG – UFU, Fiscal Sanitário do Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE de Uberlândia, MG.

Downloads

Publicado

01-02-2021

Como Citar

Sampaio, A. C. F., & Silveira, A. C. da . (2021). UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO DE ALUNOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG. Caminhos De Geografia, 22(79), 180–198. https://doi.org/10.14393/RCG227953967

Edição

Seção

Artigos