UM ESTUDO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA DESTINADA AO CONSUMO DE ALUNOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA/MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG227953967Palavras-chave:
Água, Escolas Públicas, SaúdeResumo
A água de qualidade representa saúde, e se contaminada com resíduos resultantes das atividades humanas, leva à doenças e mortes. Diante disso, esse trabalho fez um levantamento das águas capitadas para tratamento. Posteriormente, avaliou-se a qualidade microbiológica da água tratada, que chegam às torneiras das escolas públicas de Uberlândia pela rede de distribuição. Avaliou-se também, a qualidade da água utilizada no interior das escolas, após passar pelos reservatórios e de filtros dos bebedouros. A cidade de Uberlândia possui tratamento de água, porém a água que sai das torneiras dos imóveis pode ser contaminada por substâncias químicas ou por microrganismos prejudiciais à saúde, advindos do próprio reservatório ou caixa d’água, que na maioria das escolas não são bem vedados. Principalmente os reservatórios subterrâneos não são limpos periodicamente. Para isso, foram coletadas amostras de água nas escolas públicas de Uberlândia, sendo que em cada escola, coletaram-se três a quatro amostras em pontos distintos. Em seguida, as amostras foram encaminhadas para análise em laboratório de Uberlândia. Posteriormente, os resultados foram avaliados e comparados com as condições físico-sanitário dos reservatórios, citando fatores que podem influenciar na contaminação da água bruta destinada ao tratamento e à água consumida no interior das escolas após o tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.