CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOMÉTRICA APLICADOS AOS ESTUDOS SOBRE A MORFODINÂMICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO SÃO JOSÉ – MUNICÍPIO DE ITUIUTABA/MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217653838Palavras-chave:
Geomorfometria, Bacia Hidrográfica, Córrego São José, MorfodinâmicaResumo
Estudar uma bacia hidrográfica é de grande importância para o manejo do solo, o planejamento ou ordenamento territorial, são nelas que os impactos se manifestam, pois o equilíbrio dinâmico dos processos naturais é rompido e, os efeitos assim como as respostas desse rompimento são manifestados por meio dos problemas ambientais urbanos que atingem parte da sociedade. Pensando-se nessa problemática, o objetivo desse estudo foi realizar a caracterização geomorfométrica da bacia hidrográfica do Córrego São José, que atualmente encontra-se bastante urbanizada, para subsidiar os estudos sobre a morfodinâmica. Entendida aqui como o estudo quantitativo de uma bacia, que resulta na medida de aspectos do relevo e dos canais fluviais. Para tanto, foram adotados como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica sobre a temática, os trabalhos de campo e um banco de dados elaborado em ambiente SIG. Assim, os resultados obtidos a partir da análise dos parâmetros geomorfométricos demostraram que a bacia está susceptível a sofrer enchentes medianas; evento observado nas áreas de fundo de vale, nos períodos de ocorrência de alto volume de precipitação, que é agravado pela ação antrópica, que impermeabiliza o solo na vertente e fundos de vale na área urbana, além das erosões lineares e assoreamento na área rural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.