UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES FERRAMENTAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIAGNÓSTICO DE RECURSOS HÍDRICOS URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG227953555Palavras-chave:
Mananciais urbanos, Educação ambiental, Diagnóstico ambiental, Qualidade da águaResumo
A água é um dos recursos naturais mais degradados pelo homem mesmo sendo um recurso renovável. A solução passa tanto por problemas técnicos como educacionais. Este trabalho tem por objetivo avaliar o uso conjunto de quatro ferramentas para realizar atividades de educação ambiental junto à comunidade do município mineiro de Iturama e o diagnóstico da qualidade da água de seus mananciais urbanos. Foram utilizadas o Mapeamento Ambiental Participativo, a Matriz SWOT/FOFA, a Análise Físico-química e Microbiológica da água e a Avaliação Ecológica Rápida de trechos dos quatro córregos urbanos. Revelou-se a percepção e visão críticas da comunidade participante em termos ambientais. Foram gerados tanto um mapa com grande riqueza de informações sobre aspectos ambientais como um plano de ação focando a melhoria de fragilidades ambientais e a manutenção das fortalezas elencadas pelos participantes. Todos os mananciais urbanos estavam contaminados por esgoto doméstico. Foi possível um ranqueamento de mananciais e trechos em termos de urgência de ações de recuperação ambiental. O uso conjunto das ferramentas se mostrou eficiente tanto para a promoção da consciência ambiental, como para contribuir com a gestão dos recursos hídricos do município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.