UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES FERRAMENTAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIAGNÓSTICO DE RECURSOS HÍDRICOS URBANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG227953555

Palavras-chave:

Mananciais urbanos, Educação ambiental, Diagnóstico ambiental, Qualidade da água

Resumo

A água é um dos recursos naturais mais degradados pelo homem mesmo sendo um recurso renovável. A solução passa tanto por problemas técnicos como educacionais. Este trabalho tem por objetivo avaliar o uso conjunto de quatro ferramentas para realizar atividades de educação ambiental junto à comunidade do município mineiro de Iturama e o diagnóstico da qualidade da água de seus mananciais urbanos. Foram utilizadas o Mapeamento Ambiental Participativo, a Matriz SWOT/FOFA, a Análise Físico-química e Microbiológica da água e a Avaliação Ecológica Rápida de trechos dos quatro córregos urbanos. Revelou-se a percepção e visão críticas da comunidade participante em termos ambientais. Foram gerados tanto um mapa com grande riqueza de informações sobre aspectos ambientais como um plano de ação focando a melhoria de fragilidades ambientais e a manutenção das fortalezas elencadas pelos participantes. Todos os mananciais urbanos estavam contaminados por esgoto doméstico. Foi possível um ranqueamento de mananciais e trechos em termos de urgência de ações de recuperação ambiental. O uso conjunto das ferramentas se mostrou eficiente tanto para a promoção da consciência ambiental, como para contribuir com a gestão dos recursos hídricos do município. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Armando Castello Branco Jr., Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama. Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas/ UNICAMP. Mestre em Ecologia/ UNICAMP e Doutor em Parasitologia/ UNICAMP.

Kayra Helena Freitas Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama

Tainá Marques Sampaio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama.

Ana Karoline Silva Rocha Farias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama

Lorraine Lacerda de Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário Univerdecidade

Servidora Técnica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Univerdecidade. Graduada em Química pela Universidade Federal de Uberlândia/ UFU. 

Ronier Santos Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Acadêmico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama.

Vitor Luis Masson, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Tecnólogo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama. Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/ FFCLRP-USP/ . Mestre em Biologia Comparada/ FFCLRP-USP

James Rogado, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, Campus Universitário de Iturama

Professor Adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ UFTM, Campus Universitário de Iturama. Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade Metodista de Piracicaba/ UNIMEP. Mestre e Doutor em Educação/ UNIMEP.

Downloads

Publicado

01-02-2021

Como Citar

Castello Branco Jr., A., Freitas Miranda, K. H., Marques Sampaio, T., Silva Rocha Farias, A. K., Lacerda de Souza, L., Santos Souza, R., Masson, V. L., & Rogado, J. . (2021). UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES FERRAMENTAS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DIAGNÓSTICO DE RECURSOS HÍDRICOS URBANOS. Caminhos De Geografia, 22(79), 127–148. https://doi.org/10.14393/RCG227953555

Edição

Seção

Artigos