TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL

Autores

  • João Paulo Morandi Barboza Secretaria da Educação: Barretos, SP, BR http://orcid.org/0000-0002-6378-9200
  • Carina Alexandra Rondini Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE), Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos, São José do Rio Preto, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5244-5402

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG227953422

Palavras-chave:

Cartografia, Relevo, Recursos Tecnológicos, Sala de Aula Comum

Resumo

O estudo da cartografia ocorre em diferentes etapas da vida estudantil, durante o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, e uma de suas ramificações se pauta na compreensão do conceito de curvas de nível no relevo. Buscando contextualizar esse momento de estudo, enfrentar os desafios de um ensino-aprendizagem dinâmico e significativo, além de agregar o uso de tecnologias de informação, o aplicativo LandscapAR se apresenta como um instrumento coerente para tal finalidade. Levando-se em consideração que os estudantes participantes deste estudo podem ser classificados como nativos digitais, o uso dessa tecnologia possibilitou desenvolver uma atividade lúdico-científica com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, estabelecendo um diálogo entre o conceito de curvas de nível e outros conceitos primordiais da cartografia, como o título, a legenda, a orientação e a escala. Agindo como um professor-tutor, orientando os alunos em como utilizar o aplicativo para a atividade de estudo, chegou-se à conclusão de que a tecnologia, quando usada de maneira correta, com conhecimento dos recursos oferecidos e inserida em um plano de estudos, torna-se uma grande aliada na busca da efetividade do processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-02-2021

Como Citar

BARBOZA, J. P. M.; RONDINI, C. A. TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 22, n. 79, p. 39–55, 2021. DOI: 10.14393/RCG227953422. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53422. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos