TECNOLOGIA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA REFLEXÃO ACERCA DO USO DO APLICATIVO “LANDSCAPAR” NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CURVAS DE NÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG227953422Palavras-chave:
Cartografia, Relevo, Recursos Tecnológicos, Sala de Aula ComumResumo
O estudo da cartografia ocorre em diferentes etapas da vida estudantil, durante o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio, e uma de suas ramificações se pauta na compreensão do conceito de curvas de nível no relevo. Buscando contextualizar esse momento de estudo, enfrentar os desafios de um ensino-aprendizagem dinâmico e significativo, além de agregar o uso de tecnologias de informação, o aplicativo LandscapAR se apresenta como um instrumento coerente para tal finalidade. Levando-se em consideração que os estudantes participantes deste estudo podem ser classificados como nativos digitais, o uso dessa tecnologia possibilitou desenvolver uma atividade lúdico-científica com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental II, estabelecendo um diálogo entre o conceito de curvas de nível e outros conceitos primordiais da cartografia, como o título, a legenda, a orientação e a escala. Agindo como um professor-tutor, orientando os alunos em como utilizar o aplicativo para a atividade de estudo, chegou-se à conclusão de que a tecnologia, quando usada de maneira correta, com conhecimento dos recursos oferecidos e inserida em um plano de estudos, torna-se uma grande aliada na busca da efetividade do processo ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.