FATORES GEOLÓGICOS E PEDOLÓGICOS QUE INFLUENCIAM NA PRODUTIVIDADE HÍDRICA DO SISTEMA AQUÍFERO SERRA GERAL (SASG) NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217853137Palavras-chave:
Aquíferos Fraturados, Estruturas intraderrames, Espessura de Solo, Estatística MultivariadaResumo
O aumento do uso das águas subterrâneas se contrasta com a deficiência no conhecimento do potencial dos aquíferos fraturados e dos fatores ambientais que contribuem para uma melhor produtividade hídrica. Considerados fatores influentes na produtividade, as Estruturas Intraderrames (E) – fraturas, vesículas e amígdalas – e a Espessura de Solo (S) foram analisadas com o objetivo de avaliar sua influência sobre a produtividade de poços que explotam o SASG no norte do Paraná. Foi calculada a quantidade de E presente nos perfis geológicos e observados os valores de S de 60 poços. Para avaliar a influência do tipo de E, foram criados três grupos de poços e comparados os dados de produtividade. Para avaliar a influência da quantidade de E e S na produtividade, aplicaram-se análises de correlação e de variância multivariada. O único grupo que apresentou correlação moderada com a vazão foi o grupo que apresentavam três tipos de estruturas no perfil. A S apresentou uma correlação muito baixa a baixa com a produtividade. As análises multivariadas confirmaram que a única variável influenciada por E e S é a vazão. Conclui-se que E e S exercem influência sobre a produtividade aquífera, sendo que E exerce maior influência que S.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.