FATORES GEOLÓGICOS E PEDOLÓGICOS QUE INFLUENCIAM NA PRODUTIVIDADE HÍDRICA DO SISTEMA AQUÍFERO SERRA GERAL (SASG) NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Giselly Peterlini Universidade Estadual de Londrina
  • José Paulo Peccinini Pinese Universidade Estadual de Londrina
  • André Celligoi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217853137

Palavras-chave:

Aquíferos Fraturados, Estruturas intraderrames, Espessura de Solo, Estatística Multivariada

Resumo

O aumento do uso das águas subterrâneas se contrasta com a deficiência no conhecimento do potencial dos aquíferos fraturados e dos fatores ambientais que contribuem para uma melhor produtividade hídrica. Considerados fatores influentes na produtividade, as Estruturas Intraderrames (E) – fraturas, vesículas e amígdalas – e a Espessura de Solo (S) foram analisadas com o objetivo de avaliar sua influência sobre a produtividade de poços que explotam o SASG no norte do Paraná. Foi calculada a quantidade de E presente nos perfis geológicos e observados os valores de S de 60 poços. Para avaliar a influência do tipo de E, foram criados três grupos de poços e comparados os dados de produtividade. Para avaliar a influência da quantidade de E e S na produtividade, aplicaram-se análises de correlação e de variância multivariada. O único grupo que apresentou correlação moderada com a vazão foi o grupo que apresentavam três tipos de estruturas no perfil. A S apresentou uma correlação muito baixa a baixa com a produtividade. As análises multivariadas confirmaram que a única variável influenciada por E e S é a vazão. Conclui-se que E e S exercem influência sobre a produtividade aquífera, sendo que E exerce maior influência que S.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselly Peterlini, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina

José Paulo Peccinini Pinese, Universidade Estadual de Londrina

Professor associado no Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina

André Celligoi, Universidade Estadual de Londrina

Professor associado no Departamento de Geociências.

Downloads

Publicado

04-12-2020

Como Citar

PETERLINI, G.; PINESE, J. P. P. .; CELLIGOI, A. FATORES GEOLÓGICOS E PEDOLÓGICOS QUE INFLUENCIAM NA PRODUTIVIDADE HÍDRICA DO SISTEMA AQUÍFERO SERRA GERAL (SASG) NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DO PARANÁ. Caminhos de Geografia, Uberlândia, MG, v. 21, n. 78, p. 173–191, 2020. DOI: 10.14393/RCG217853137. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53137. Acesso em: 9 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos