DEFINIÇÃO DE REGIÕES HIDROLOGICAMENTE HOMOGÊNEAS A PARTIR DE TÉCNICAS DE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPICURU - BA COM BASE EM DADOS FÍSICO-CLIMÁTICOS E DE SENSORIAMENTO REMOTO
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217853077Palavras-chave:
Análise Multivariada, Cluster, Hierárquico.Resumo
A pouca informação fluviométrica relacionada à inconsistência espaço-temporal de dados históricos disponíveis, tem resultado em grande restrição para se representar a dinâmica dos recursos hídricos em estudos hidrológicos, principalmente das vazões. Nesse contexto, buscam-se metodologias para estimar a vazão em locais sem monitoramento. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi identificar regiões hidrologicamente homogêneas na Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru (BHRI), localizada ao nordeste do Estado da Bahia, via técnica de análise de agrupamento, através do método clustering híbrido k-means hierárquico, utilizando a distância como medida de similaridade a partir de variáveis físico-climáticas e de relevo. Foram definidas três regiões hidrologicamente homogêneas na bacia hidrográfica com base nas variáveis explicativas: precipitação, evapotranspiração, relação precipitação-evapotranspiração, área e índice de vegetação de diferença normalizada – NDVI. O algoritmo do método proposto mostrou-se eficiente para o agrupamento dos dados utilizados, onde foi possível encontrar as características de cada cluster formado, sem haver sobreposição de dados nos intervalos das variáveis analisadas. Por fim, essas regiões auxiliarão em estudos de regionalização e contribuirão para o planejamento e gestão dos recursos hídricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.