DEFINIÇÃO DE REGIÕES HIDROLOGICAMENTE HOMOGÊNEAS A PARTIR DE TÉCNICAS DE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPICURU - BA COM BASE EM DADOS FÍSICO-CLIMÁTICOS E DE SENSORIAMENTO REMOTO

Autores

  • Ytallo Rafaell Teixeira de Albuquerque Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • André Quintão de Almeida Universidade Federal de Sergipe
  • Mariana Stocco Arcieri Universidade Federal de Sergipe
  • Ludmilson Abritta Mendes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217853077

Palavras-chave:

Análise Multivariada, Cluster, Hierárquico.

Resumo

A pouca informação fluviométrica relacionada à inconsistência espaço-temporal de dados históricos disponíveis, tem resultado em grande restrição para se representar a dinâmica dos recursos hídricos em estudos hidrológicos, principalmente das vazões. Nesse contexto, buscam-se metodologias para estimar a vazão em locais sem monitoramento. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi identificar regiões hidrologicamente homogêneas na Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru (BHRI), localizada ao nordeste do Estado da Bahia, via técnica de análise de agrupamento, através do método clustering híbrido k-means hierárquico, utilizando a distância como medida de similaridade a partir de variáveis físico-climáticas e de relevo. Foram definidas três regiões hidrologicamente homogêneas na bacia hidrográfica com base nas variáveis explicativas: precipitação, evapotranspiração, relação precipitação-evapotranspiração, área e índice de vegetação de diferença normalizada – NDVI. O algoritmo do método proposto mostrou-se eficiente para o agrupamento dos dados utilizados, onde foi possível encontrar as características de cada cluster formado, sem haver sobreposição de dados nos intervalos das variáveis analisadas. Por fim, essas regiões auxiliarão em estudos de regionalização e contribuirão para o planejamento e gestão dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04-12-2020

Como Citar

ALBUQUERQUE, Y. R. T. de .; DE ALMEIDA, A. Q. .; ARCIERI, M. S. .; MENDES , L. A. . DEFINIÇÃO DE REGIÕES HIDROLOGICAMENTE HOMOGÊNEAS A PARTIR DE TÉCNICAS DE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ITAPICURU - BA COM BASE EM DADOS FÍSICO-CLIMÁTICOS E DE SENSORIAMENTO REMOTO. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 78, p. 290–302, 2020. DOI: 10.14393/RCG217853077. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53077. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos