INTEGRAÇÃO IOT E GIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE SUAS APLICAÇÕES

Autores

  • Iran Carlos Caria Sacramento Universidade Federal da Bahia
  • Vivian de Oliveira Fernandes Universidade Federal da Bahia (UFBA) https://orcid.org/0000-0002-2851-9141
  • Emerson de Andrade Marques Ferreira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217853038

Palavras-chave:

IoT, GIS, Revisão Sistemática da Literatura (RSL)

Resumo

A Internet of Things (IoT) está levando inúmeros benefícios para a vida humana por meio de serviços inteligentes. Com o crescimento massivo dos grandes conjuntos de dados dinâmicos, a aplicação de novos métodos para integração de tecnologias vem se tornando mais diversificados do que antes. Assim, o Geographic Information System (GIS) aparece como uma plataforma acessível, visto que, os métodos de gerenciamento e/ou monitoramento requerem uma múltipla fusão de informações. Este artigo visa analisar através da estatística descritiva as diferentes abordagens, contribuições e soluções quanto as aplicações relacionadas à integração da IoT e o GIS. A Revisão Sistemática de Literatura (RSL) foi utilizada enquanto método de pesquisa, envolvendo as seguintes etapas: (a) planejamento da revisão, (b) técnica de seleção e (c) análise dos resultados.  Os resultados possibilitaram evidenciar lacunas de pesquisa, vantagens e desvantagens quanto aos métodos investigados. As áreas de aplicação identificadas envolvem a segurança, operação e manutenção, saúde, tráfego e mobilidade urbana, arquitetura para implementação de sistema, agricultura de precisão e monitoramento ambiental. Considera-se que as abordagens relativas a IoT e ao GIS dispõe de uma grande diversidade de ferramentas para a exploração destas tecnologias, demonstrando que esta integração está em pleno desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran Carlos Caria Sacramento, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Geografia (2006), Especialização em Meio Ambiente e Sustentabilidade (2009), Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana (Informações Espaciais) pela Universidade Federal da Bahia (2012) e é Doutorando em Engenharia Civil (Gestão e Tecnologias da Construção) pela Universidade Federal da Bahia (2016-2020), realizou um período sanduíche (2018-2019) no Karlsruher Institut für Technologie (KIT) na Alemanha. Atua no desenvolvimento de projetos voltados a representação de dados espaciais para gestão do ambiente construído, integrando o Geographic Information System (GIS) e a Internet of Things (IoT). Além disso, possui vasta experiencia com as Geotecnologias, atuando na aplicação de áreas correlatas, como: Cartografia, Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento, Topografia, Veículos Aéreos Não Tripulados.

Vivian de Oliveira Fernandes, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Atualmente é Pesquisadora Visitante no Giscience and Geoinformatics Research Group da Universidade de Heidelberg na Alemanha. Professora Associada do Departamento de Engenharia de Transportes e Geodésia e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPEC) na área de Informações Espaciais e do Mestrado profissional em rede nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua) na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Líder do Grupo de Pesquisa em Análise e Representação de Dados Espaciais no CNPq. Engenheira Cartógrafa pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sanduíche no Karlsruhe Institute of Technology (KIT). Atuação na área de Mapeamento principalmente nos seguintes temas: Aquisição, processamento e representação de dados geoespaciais e integração de dados colaborativos ao mapeamento de referência. 

Emerson de Andrade Marques Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Engenheiro Civil (UFBA), Mestre em Arquitetura (EESC / USP) e Doutor em Engenharia Civil (Poli / USP). Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento e controle, canteiro de obras, sustentabilidade, segurança do trabalho, análise de viabilidade, tecnologia da informação e BIM. Interessado na implementação do BIM por empresas privadas e setor público, no desenvolvimento de aplicativos móveis e na integração BIM, GIS e IoT para apoiar o gerenciamento de projetos e como uma contribuição para o desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis

Downloads

Publicado

04-12-2020

Como Citar

Carlos Caria Sacramento, I. ., Fernandes, V. de O., & de Andrade Marques Ferreira, E. (2020). INTEGRAÇÃO IOT E GIS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE SUAS APLICAÇÕES. Caminhos De Geografia, 21(78), 93–116. https://doi.org/10.14393/RCG217853038

Edição

Seção

Artigos