GEOGRAFIA E POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA

Autores

  • Elson Mateus Monteiro Sousa Universidade do Estado do Pará - UEPA http://orcid.org/0000-0001-8333-1021
  • Adolfo da Costa Oliveira Neto Universidade Federal do Pará / Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217853035

Palavras-chave:

Tópicos Especiais de Educação, Políticas Indigenistas, Território, Amazônia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como a geografia tem sido incluída nos documentos normativos da educação escolar indígena. Prioriza-se, na análise aqui desenvolvida, o recorte histórico pós-1988, quando emerge o modelo intercultural-bilíngue, que tem se consolidado nas recentes décadas dentro da agenda dos movimentos indígenas no Brasil. Metodologicamente, parte-se de uma abordagem de estudo quantitativa e qualitativa com pesquisa documental e revisão bibliométrica, culminando na análise dos principais documentos desta modalidade de educação. De acordo com a análise efetuada, a geografia, no atual modelo intercultural, tem sido caracterizada por um forte apelo aos conceitos de território e territorialidade, bem como na utilização da cartografia como um eixo transversal da geografia nesta modalidade de educação, conforme previsto no Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI).

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Biografia do Autor

Elson Mateus Monteiro Sousa, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG/UEPA). Bolsista da Fundação Amazônia Paraense de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA). Integrante do Grupo de Estudos Indígenas da Amazônia (GEIA/UEPA)

Adolfo da Costa Oliveira Neto, Universidade Federal do Pará / Universidade do Estado do Pará

 Doutor em Geografia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UFPA e PPGG/UEPA)

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Publicado

04-12-2020

Como Citar

SOUSA, E. M. M.; OLIVEIRA NETO, A. da C. GEOGRAFIA E POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS DOCUMENTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 78, p. 78–92, 2020. DOI: 10.14393/RCG217853035. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/53035. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos