INTEGRAÇÃO DO BANCO DE DADOS DO SIGEF E DA FUNDAÇÃO ITESP PARA VALIDAÇÃO DA ACURÁCIA VERTICAL DE MODELOS DIGITAIS DE SUPERFÍCIE
Palavras-chave:
Controle de qualidade, Produção cartográfica, Banco de dados geográficoResumo
A confiabilidade geométrica de um Modelo Digital de Superfície (MDS) afeta diretamente a qualidade dos produtos gerados a partir dele. Como continuação de pesquisa já iniciada e publicada por Machado et al. (2019), nesse trabalho, é proposto a avaliação da acurácia vertical de MDS gratuitos, utilizando um denso conjunto de pontos provenientes dos bancos de dados do Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP). A validação foi aplicada nos seguintes modelos: MDS v3 SRTM, ALOS-Palsar, ASTER GDEM2 e Bare-Earth SRTM. O Conjunto inicial de pontos adquiridos foi submetido a filtragens sistemáticas e remoção de outliers seguindo recomendações da literatura recente. O controle de qualidade dos MDS foi baseado no Padrão de Exatidão Cartográfica dos Produtos Cartográficos Digitais (PEC-PCD). Conclui-se que o MDS ALOS-Palsar é o mais acurado para a área estudada, seguido do MDS v3 SRTM, sendo, ambos, indicados para a elaboração de produtos na escala 1:50.000. Estudos similares poderiam ser aplicados em demais regiões do Brasil para demonstrar a qualidade dos MDS atualmente disponíveis contribuindo para o controle de qualidade vertical desses dados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.