CARACTERIZAÇÃO DE ATRIBUTOS DE SOLOS AO LONGO DE UMA TOPOSSEQUENCIA EM AMBIENTE DE CAMPINARANA NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217550732Palavras-chave:
Vale do Juruá, Formação Cruzeiro do Sul, Espodossolos, Neossolos QuartzarênicosResumo
As Campinaranas são fitofisionomias que ocorrem na Amazônia e na região do Vale do Juruá, em domínio de solos arenosos e utilizados frequentemente para exploração mineral e agrícola. Objetivou-se caracterizar atributos de solo em uma topossequencia de ambiente de Campinarana Florestada de modo a subsidiar sua utilização de forma racional. Este trabalho foi realizado no município de Cruzeiro do Sul, Acre, em área de solos originados de arenitos da Formação Cruzeiro do Sul. Na área de estudo foram abertos três perfis de solo: topo, meia encosta e baixada. Os solos foram descritos e coletados para análises físicas e químicas de rotina. A classificação taxonômica foi realizada conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. No topo constatou-se Neossolo Quartzarênico, um intergrade na meia encosta e Espodossolo Humilúvico na baixada. As análises físicas evidenciaram maiores proporções de areia nos perfis estudados, com predomínio da fração areia grossa, que favorecem a lixiviação, baixa capacidade de armazenamento de água e suscetibilidade à erosão. Os solos são pobres em nutrientes, com alta saturação de alumínio, e maior proporção de matéria orgânica no horizonte Espódico. Os solos e o ambiente estudados são altamente sucetíveis a degradação, se mal utilizados, sendo recomendados como áreas de conservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.