CARACTERIZAÇÃO DE ATRIBUTOS DE SOLOS AO LONGO DE UMA TOPOSSEQUENCIA EM AMBIENTE DE CAMPINARANA NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL, BRASIL

Autores

  • Sebastião dos Santos Pereira Vert Shoes
  • Edson Alves Araújo Universidade Federal do Acre
  • Willian Carlos de Lima Moreira Universidade Federal do Acre
  • Nilson Gomes Bardales Universidade Federal do Acre
  • Eliane de Oliveira Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG217550732

Palavras-chave:

Vale do Juruá, Formação Cruzeiro do Sul, Espodossolos, Neossolos Quartzarênicos

Resumo

As Campinaranas são fitofisionomias que ocorrem na Amazônia e na região do Vale do Juruá, em domínio de solos arenosos e utilizados frequentemente para exploração mineral e agrícola. Objetivou-se caracterizar atributos de solo em uma topossequencia de ambiente de Campinarana Florestada de modo a subsidiar sua utilização de forma racional. Este trabalho foi realizado no município de Cruzeiro do Sul, Acre, em área de solos originados de arenitos da Formação Cruzeiro do Sul. Na  área de estudo foram abertos três perfis de solo: topo, meia encosta e baixada. Os solos foram descritos e coletados para análises físicas e químicas de rotina. A classificação taxonômica foi realizada conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. No topo constatou-se Neossolo Quartzarênico, um intergrade na meia encosta e Espodossolo Humilúvico na baixada. As análises físicas evidenciaram maiores proporções de areia nos perfis estudados, com predomínio da fração areia grossa, que favorecem a lixiviação, baixa capacidade de armazenamento de água e suscetibilidade à erosão. Os solos são pobres em nutrientes, com alta saturação de alumínio, e maior proporção de matéria orgânica no horizonte Espódico. Os solos e o ambiente estudados são altamente sucetíveis a degradação, se mal utilizados, sendo recomendados como áreas de conservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião dos Santos Pereira, Vert Shoes

Administrador Florestal. Campo Bom, Rio Grande do Sul.

Edson Alves Araújo, Universidade Federal do Acre

Professor Adjunto, Cruzeiro do Sul, Acre. Campus Floresta.

Willian Carlos de Lima Moreira, Universidade Federal do Acre

Mestrando em Produção Vegetal, UFAC - Sede.

Nilson Gomes Bardales, Universidade Federal do Acre

Professsor Substituto de Ciência do Solo. Campus Sede.

Eliane de Oliveira, Universidade Federal do Acre

Professora Adjunta. Campus Floresta, Cruzeiro do Sul, Acre.

Downloads

Publicado

29-05-2020

Como Citar

DOS SANTOS PEREIRA, S.; ARAÚJO, E. A.; CARLOS DE LIMA MOREIRA, W.; GOMES BARDALES, N.; DE OLIVEIRA, E. CARACTERIZAÇÃO DE ATRIBUTOS DE SOLOS AO LONGO DE UMA TOPOSSEQUENCIA EM AMBIENTE DE CAMPINARANA NA AMAZÔNIA SUL OCIDENTAL, BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 21, n. 75, p. 90–101, 2020. DOI: 10.14393/RCG217550732. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/50732. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos