RESISTÊNCIAS EM EXPERIMENTAÇÃO: ENCONTROS E AFETOS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG217550447Palavras-chave:
Exercícios de Pensamento, Imagens, EducaçãoResumo
Trata-se de um encontro entre exercícios de pensamento de pesquisadoras e suas recém-realizadas teses de doutorado. O encontro torna possível a reflexão sobre modos de existir nas condições em que vivemos: como professoras, pesquisadoras, nesse caso através da prática do pensamento de uma educação geográfica que, ao mesmo tempo em que nos coloca em certas situações de guerra, também nos faz manter a força de nossos corpos e subjetividades em modo de resistência constante. A distância geográfica não se tornou obstáculo para que, em diferentes contextos, pensássemos a respeito do que nos aproximava em nossos exercícios de pesquisa com e pelas imagens. Essa escrita é resultado desse encontro. Tempos em que as imagens, em suas diferentes formas, fazem parte de um estado de exceção, mas também se tornam força e potência de subjetividades outras, possibilidade de questionar nossas condições de existência(s) e nosso lugar de fala a partir da árdua tarefa de pesquisar, educar e mesmo ser, diante do atual cenário de choque. As experimentações tornaram-se, em nossas pesquisas acadêmicas, possibilidade de pensar modos de resistência e combate em nós, e de alguma maneira nos que estavam conosco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.